CULTURA

Concerto de sanfonas encerra mostra “Olha pro céu meu amor”, depois de adiamento por chuvas

Exposição Museu Câmara Cascudo I Imagem: divulgação

O Museu Câmara Cascudo realiza, neste sábado (30), a apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso. O evento começa às 16h e marca o encerramento da mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”, em cartaz desde o último dia 23. Para participar, não é preciso fazer agendamento prévio, nem retirar ingresso, a mostra fica aberta ao público, de terça à sábado, das 8h30 às 17h. Além da apresentação, as crianças e adolescentes também serão recebidos para uma visita especial ao Museu e ao Parque do Museu.

A Orquestra Sanfônica de Gostoso é composta por quinze músicos, com idades entre onze e quinze anos, e apresenta um repertório de músicas do cancioneiro popular, com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença. A ação faz parte do projeto sociocultural Movimento Sanfônico, do Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social (AMJUS), que oferece formação técnica integral, contínua, gratuita e inclusiva.

O grupo tem a regência do maestro Felipe Erick e é patrocinado pelo Insitituto Neoenergia e pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, com recursos da Neoenergia Cosern. A equipe conta ainda com a produção de Daniele Dones e assistência de José Carlos Soares e Walter Jefferson. A coordenação é de Heldene Santos. A viagem do grupo à Natal foi realizada à convite do Museu Câmara Cascudo, com transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o apoio da Caurn (Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte).

A mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho” traz ao público imagens dos santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos, que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

A exposição conta com peças do acervo próprio do Museu Câmara Cascudo, além daquelas cedidas por colecionadores. Algumas são datadas dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo.

Serviço:

Mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”
Até sábado, 30 de julho
Terça a sábado, das 8h30 às 17h
No Museu Câmara Cascudo – Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol
Entrada Gratuita

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo