Concerto de sanfonas encerra mostra “Olha pro céu meu amor”, depois de adiamento por chuvas
Natal, RN 28 de fev 2024

Concerto de sanfonas encerra mostra “Olha pro céu meu amor”, depois de adiamento por chuvas

28 de julho de 2022
3min
Concerto de sanfonas encerra mostra “Olha pro céu meu amor”, depois de adiamento por chuvas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Museu Câmara Cascudo realiza, neste sábado (30), a apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso. O evento começa às 16h e marca o encerramento da mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”, em cartaz desde o último dia 23. Para participar, não é preciso fazer agendamento prévio, nem retirar ingresso, a mostra fica aberta ao público, de terça à sábado, das 8h30 às 17h. Além da apresentação, as crianças e adolescentes também serão recebidos para uma visita especial ao Museu e ao Parque do Museu.

A Orquestra Sanfônica de Gostoso é composta por quinze músicos, com idades entre onze e quinze anos, e apresenta um repertório de músicas do cancioneiro popular, com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença. A ação faz parte do projeto sociocultural Movimento Sanfônico, do Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social (AMJUS), que oferece formação técnica integral, contínua, gratuita e inclusiva.

O grupo tem a regência do maestro Felipe Erick e é patrocinado pelo Insitituto Neoenergia e pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, com recursos da Neoenergia Cosern. A equipe conta ainda com a produção de Daniele Dones e assistência de José Carlos Soares e Walter Jefferson. A coordenação é de Heldene Santos. A viagem do grupo à Natal foi realizada à convite do Museu Câmara Cascudo, com transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o apoio da Caurn (Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte).

A mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho” traz ao público imagens dos santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos, que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

A exposição conta com peças do acervo próprio do Museu Câmara Cascudo, além daquelas cedidas por colecionadores. Algumas são datadas dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo.

Serviço:

Mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”
Até sábado, 30 de julho
Terça a sábado, das 8h30 às 17h
No Museu Câmara Cascudo - Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol
Entrada Gratuita

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.