Em meio a rumores de separação, chapa de oposição de ex-auxiliares de Robinson aparece junta em convenções
Natal, RN 25 de abr 2024

Em meio a rumores de separação, chapa de oposição de ex-auxiliares de Robinson aparece junta em convenções

29 de julho de 2022
3min
Em meio a rumores de separação, chapa de oposição de ex-auxiliares de Robinson aparece junta em convenções

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma disputa por votos em Assú pode implodir a chapa de Fábio Dantas (Solidariedade) como candidato a governador do Rio Grande do Norte, e Ivan Júnior (União Brasil) como vice. Os dois são ex-integrantes do primeiro escalão do Governo Robinson Faria. Enquanto Fábio foi o vice-governador durante os quatro anos de gestão, Júnior ocupou o cargo de secretário estadual de recursos hídricos próximo ao fim do mandato.

O conflito que envolve os dois partidos está relacionado com a busca por votos em Assú, no Oeste potiguar. Presidente estadual do Solidariedade - partido de Dantas -, o deputado Kelps Lima pressiona o União Brasil - sigla de Júnior - para retirar a candidatura da esposa do candidato a vice-governador, a médica Vanessa Lopes. As informações são da jornalista Anna Ruth Dantas.

De acordo com a jornalista, Kelps teria pedido ao UB para retirar a candidatura de Lopes, que disputa votos em Assú, cidade que Ivan Júnior já governou e que tem uma candidatura que o Solidariedade pretende colocar força. Esse nome seria o de Tê, vereador e presidente da Câmara Municipal de Assú, que é filiado ao Solidariedade. 

Assim, a postulação da médica pelo União Brasil tiraria votos de Tê, e consequentemente enfraqueceria a nominata do Solidariedade. O União Brasil rejeitou o pedido, e ameaçou retirar a candidatura do ex-prefeito como vice. Até o momento, nem Fábio Dantas nem Ivan Júnior comentaram oficialmente sobre as especulações. 

No Instagram, Tê compartilhou notícia de um blog que dizia que “foram oferecidas mil coisas ao vereador Tê pra abrir da disputa, inclusive até a vaga de segundo suplente de senador na chapa de Rogério Marinho”. No compartilhamento, o vereador não comentou nada a respeito. 

Apesar das especulações, Fábio Dantas e Ivan Júnior seguem caminhando juntos. Na quinta-feira (28), a convenção estadual do União Brasil oficializou o nome do ex-prefeito de Assú como candidato a vice-governador. O evento contou com a presença de Dantas. Já nesta sexta-feira (29), foi a vez do Solidariedade homologar a candidatura para a governadoria, e Ivan Júnior esteve presente. O vereador Tê também estava lá e foi confirmado como candidato à Câmara Federal.

Logo após o evento, a assessoria de imprensa do Solidariedade publicou uma mensagem em que anunciava a postulação do partido. A sigla fez questão de exaltar sua trajetória, destacando que é a segunda vez que concorre ao Governo do RN. No texto, Ivan Júnior não foi citado. 

Na convenção do UB, estiveram presentes o presidente estadual do UB, José Agripino, e o presidente nacional do partido e ex-pré-candidato à presidência, Luciano Bivar. Kelps Lima não compareceu.

Outra ausência sentida foi a do candidato ao Senado pelo PL, Rogério Marinho. Em conversa com o blog de Thaisa Galvão, Agripino já havia dito que o União Brasil “não terá candidato oficial a senador”. Escanteado, Marinho estava em Caicó acompanhando a Festa de Santana durante a convenção.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.