Em Natal, cresce número de jovens que não usam camisinha, bebem mais e não têm amigos próximos
Natal, RN 20 de abr 2024

Em Natal, cresce número de jovens que não usam camisinha, bebem mais e não têm amigos próximos

16 de julho de 2022
4min
Em Natal, cresce número de jovens que não usam camisinha, bebem mais e não têm amigos próximos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos últimos dez anos, caiu o número de jovens natalenses que usam preservativo nas relações sexuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que quatro em cada 10 estudantes de Natal disseram não ter usado preservativo na última relação sexual.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) foi realizada com adolescentes de 13 e 15 anos e levantou informações acerca dos fatores de risco e proteção para a saúde dos escolares. O número de estudantes que usam preservativo tem caído. Em 2009, esse percentual chegava a 68,2% e passou para 61,8% em 2019 (quando a pesquisa divulgada agora foi realizada). No Brasil, o percentual que relatou uso de camisinha na última relação caiu de 72,5% para 59%.

E a situação é mais preocupante quando se analisa os dados de estudantes de escolas particulares de Natal: apenas 43% dos estudantes pesquisados dizem ter usado preservativo na última relação sexual. Em 2009, esse percentual era de 75%. Nas escolas públicas, em 2019, 64% dos adolescentes disseram ter usado preservativo na última relação sexual. Em 2009, o percentual foi de 65,5%.

O IBGE afirma que a análise da série histórica tem caráter experimental, já que as estatísticas ainda estão em fase de teste e sob avaliação. A PeNSE é realizada pelo instituto em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação. A pesquisa fornece informações colhidas diretamente dos escolares por meio de um questionário eletrônico autoaplicável.

Em 10 anos, consumo de álcool aumento entre jovens estudantes

O consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes e pré-adolescentes de Natal aumentou entre 2012 e 2019, passando de 49% para 55%. E esse crescimento é mais acentuado entre as meninas, que saltou de 51% para 59% em 2019.

Em paralelo, os adolescentes de Natal estão entre os que têm menos contato com cigarro. Em 2009, 19,3% dos jovens natalenses disseram ter experimentado cigarro ao menos uma vez. Em 2012, esse percentual chegou ao seu menor índice, alcançando 12,9%. Com esse índice, Natal é a terceira capital do Brasil onde os jovens menos experimentam cigarro, atrás apenas de Teresina e Aracajú.

Cresce insatisfação com o corpo, especialmente entre as meninas

Em dez anos, o percentual de estudantes natalenses que se sentiram insatisfeitos com os seus corpos também aumentou. Entre aqueles que se sentiam gordos ou muito gordos, o percentual cresceu de 17,4% para 25,7%. O índice chega a 29% quando consideradas apenas as meninas que se sentiam gordas ou muito gordas.

O percentual dos alunos natalenses que se consideravam magros ou muito magros também teve um aumento, indo de cerca de 23% em 2009, para 29% em 2019.

Natal é a 6ª capital do Brasil em que adolescentes dizem não ter amigos próximos

Em 2019, 4,2% dos escolares natalenses disseram não ter nenhum amigo próximo. Com esse percentual, a capital potiguar ficou em terceiro lugar entre as capitais do Nordeste e na sexta colocação entre as capitais brasileiras com maior número de adolescentes que não têm amigos próximos.

O levantamento também verificou que o percentual de adolescentes em escolas públicas natalenses sem amigos próximos (5,8%) supera em muito os da rede privada (1,8%).

A inexistência de amigos próximos pode ser vista tanto como um sintoma quanto como um fator de risco à saúde mental, especialmente em uma fase de vida em que se espera maior interação social entre adolescentes da mesma faixa etária.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.