CULTURA

Exposição fotográfica na Pinacoteca é inspirada em obra do sertanista Oswaldo Lamartine

A diversidade do sertão sob a ótica do pesquisador natalense Oswaldo Lamartine de Faria é o tema de “Rastejar – No rasto de Lamartine”, nova exposição do fotógrafo Vlademir Alexandre, que será aberta neste sábado (30), às 16h, na Pinacoteca do Estado.

O trabalho envolve as expressões artísticas de desenhos, textos, fotografias. Além de atores e cenários tradicionais da região – como um vaqueiro em galope e os açudes cheios na invernada – a mostra de 37 imagens retrata cenas como o fumegar de uma panela com canjica de milho.

O fotógrafo se debruçou por quase vinte anos em registros fotográficos e pesquisas sobre a obra do escritor que se tornou referência sobre o tema após 21 livros publicados. Os visitantes terão a oportunidade de fazer uma “imersão transversal na obra de Lamartine, já que é atravessada pela minha própria impressão desta obra”, diz o autor, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Natal, “migração oposta à feita por Lamartine”.

Vlademir destaca a “capacidade de Lamartine de fazer um mapeamento técnico e preciso sobre os costumes do Seridó, mas com a força da poesia e da cultura popular, o que o torna singular”. Segundo a escritora Rachel de Queiroz, que consultou Lamartine para escrever o clássico “Memorial de Maria Moura”, ele é o maior “sertanólogo” do Brasil.

Sobre o conceito da mostra, Vlademir resume: “É uma provocação à percepção de um Nordeste a partir de sua essência, um ensaio fotográfico de imersões para o universo da linguagem, da origem e da identidade sertaneja a partir dos escritos de Oswaldo Lamartine que, após o ano de seu centenário, propõe ressignificar o lugar, uma vivência possível no aportar ao tempo, o espírito e o fazer sertanejo do homem e da mulher do campo como atores de suas crenças e edificadores do imaginário popular”.

Impressas no melhor material “canvas museum” para fine art, as 37 telas de tamanhos variados possuem 100 anos de garantia e estarão à venda. A exposição conta com apoio da Fundação José Augusto.

Sobre Vlademir Alexandre

Cientista social e fotojornalista, trabalha com mídia visual, fotografia e produção de vídeo há 27 anos. É arte-educador e professor de fotografia. Membro do Coletivo daFOTO!, atua em assessoria institucional nas áreas de indústria, legislativa, campanhas políticas e publicitárias, jornais (Tribuna do Norte, Estado de São Paulo, Novo Jornal) e revistas nacionais e do RN.

Já produziu para instituições como Petrobras, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Senac, Câmara Municipal e Prefeitura do Natal.

Criador do Blog Além do Mar, discute desde 2009 o turismo rural e
desenvolvimento sustentável como alternativa. Educador em projetos de fotografia como ferramenta didática e conceitual em abordagens individuais e por meio de coletivos e ONG’s, é escritor, cursando Ciências Sociais. Foi vencedor e teve menção honrosa em concursos como Sindipetro, Idema, Brahma e Senac MG. É coordenador e proponente do livro Seis Formas de Ver o mundo (2021) e fez a direção das entrevistas Foto Coletiva, codireção
e fotografia web série Autorretrato (2021).

Serviço | Exposição “Rastejar – No rasto de Lamartine”
Local: Pinacoteca do Estado – Praça Sete de Setembro, S/N – Cidade Alta, Natal
Abertura: 30/07/2022, sábado, das 16h às 19h
Visitação: até 14 de agosto de terça a sexta (8h às 17h) e aos sábados e domingos (9h às 16h)
Entrada gratuita.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo