Governadora Fátima Bezerra assina manifesto em defesa da democracia
Natal, RN 20 de abr 2024

Governadora Fátima Bezerra assina manifesto em defesa da democracia

30 de julho de 2022
2min
Governadora Fátima Bezerra assina manifesto em defesa da democracia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou nesta sexta-feira (29) a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito. Trata-se de um manifesto elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) em defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições, que tem ganhado assinaturas de peso nas áreas jurídica, empresarial e financeira do País.

Nesse momento, me somo aos mais diversos setores e lideranças que, mesmo com pensamentos divergentes, entendem a importância de fazer a defesa do Estado Democrático de Direito. Assino a carta porque acredito na democracia brasileira”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

Lançado depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, o documento já reuniu mais de meio milhão de assinaturas até a tarde deste sábado (30). Ele será lido na USP, no dia 11 de agosto, data em que se comemora o dia dos estudantes.

No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”, afirma o manifesto que já recebeu assinaturas de nomes como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, além de Roberto Setubal e Candido Bracher, do Itaú Unibanco, Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura, Walter Schalka, da Suzano, e o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan.

Uma versão em inglês do documento deve ser lançada pelos organizadores, já que os Estados Unidos, depois do Brasil, são o segundo país com o maior número de acessos, seguido por Portugal, Reino Unido e Alemanha.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!" e a lista com os nomes foram divulgadas na terça-feira (26) e podem ser acessadas no site da universidade.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.