Quer saber como é a vida no espaço? UFRN abre inscrições para quem quiser conhecer o Marte do RN
Natal, RN 23 de abr 2024

Quer saber como é a vida no espaço? UFRN abre inscrições para quem quiser conhecer o Marte do RN

7 de julho de 2022
3min
Quer saber como é a vida no espaço? UFRN abre inscrições para quem quiser conhecer o Marte do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A estação espacial análoga Habitat Marte disponibilizou no site as últimas três vagas para quem deseja aprender um pouquinho mais sobre o trabalho de pesquisa em missões espaciais. Nos dias 9 e 10 de julho, o Habitat Marte abre as portas para a missão de número 125, que acontece na estação do município de Caiçara do Rio do Vento, na região do semiárido do Rio Grande do Norte.

Os participantes poderão acompanhar in loco os mais de 70 protocolos de uma estação espacial e as 30 pesquisas desenvolvidas simultaneamente no local. A nova missão abarca ações estratégicas de impacto social e pode incluir atividades como coleta de amostras de solo e minerais, manutenção da estufa e do sistema de aquaponia, entre outras práticas.

Uma das novidades da estação é a instalação de uma piscina de 14 mil litros, com 2,80 m x 5m, para simular os movimentos de astronautas em voos sem gravidade. Em missões anteriores, voluntários também testaram a efetividade de trajes espaciais em ambiente semiárido.

A estação tem como propósito funcionar dentro de um conceito de autossustentabilidade, que envolve o reaproveitamento de água cinza (água proveniente de chuveiros e pias), tratamento e gestão da água de chuva, geração e uso de energia solar e a produção de alimentos com utilização de sistemas de aquaponia e tecnologias de cultivo com baixo consumo de água.

O convite não é restrito a alunos de graduação e interessados de fora da UFRN também são aceitos. As inscrições podem ser feitas aqui e os participantes recebem certificado. Outras informações: [email protected] ou via WhatsApp 84 99981-8160.

Foguete será lançado em evento para estudantes

No dia 23 de julho o Habitat Marte recebe um encontro educativo chamado Levando Espaço à Comunidade, promovido pela equipe de foguetes acadêmicos da UFRN, a Potiguar Rocket Design (PRD). O evento vai reunir estudantes do ensino médio de institutos federais interessados no setor aeroespacial e aeronáutico.

O evento acontece das 8h às 16h e os participantes podem assistir ao lançamento dos foguetes Space Cowboy, participar de uma competição de foguetes de garrafa PET, encontrar pesquisadores e ainda ouvir palestras sobre o setor. O Levando Espaço à Comunidade quer mostrar como o setor aeroespacial pode ser acessível para esses alunos, relacionando o projeto com a física do dia a dia.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.