RN tem mais de 82 mil afetados pelas chuvas e 130 municípios com acumulados esperados para o mês inteiro
Natal, RN 28 de mar 2024

RN tem mais de 82 mil afetados pelas chuvas e 130 municípios com acumulados esperados para o mês inteiro

11 de julho de 2022
4min
RN tem mais de 82 mil afetados pelas chuvas e 130 municípios com acumulados esperados para o mês inteiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Até a manhã desta segunda (11), o Rio Grande do Norte somava um total de 2.139 pessoas desalojadas, 1.556 desabrigadas e 82.299 afetadas pelas chuvas mais intensas que caíram no estado desde o início do mês. Nos primeiros onze dias de julho, 130 municípios já atingiram volumes de chuva de normal a acima do normal esperados para o mês inteiro.

Nesses primeiros dias do mês, a média de volumes acumulados superou 200mm em diversos municípios na região litorânea e agreste do estado. De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os maiores acumulados ocorreram em Vila Flor, 463,2mm, Baia Formosa, 325,6mm e Natal, 285mm.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, decretaram Situação de Emergência os municípios de Natal, com 76 desalojados, 19 desabrigados e 6.583 afetados pelas chuvas; Extremoz, com 16 desalojados e 1.600 pessoas afetadas; Parnamirim, que contabilizou 900 desalojados, 120 desabrigados e 60.000 afetados; Canguaretama, que com 660 desalojados, 150 desabrigados e 3 mil afetados, solicitou recursos ao governo federal; Touros, que tem 255 desalojados, 4 desabrigados e 2.279 afetados, teve sua situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal; Taipu, com 126 afetados; São Gonçalo do Amarante, que aguarda reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal; Várzea, que tem 42 desalojados e 23 desabrigados; Nova Cruz, que tem 50 desalojados e 25 desabrigados; Ceará-Mirim, com 144 afetados; assim como Montanhas, Boa Saúde, Jundiá, Espírito Santo e Pedro Velho, que estão sem dados no levantamento da Defesa Civil.

A cidade de Macaíba, na região metropolitana de natal, não expediu decreto, mas tem 60 pessoas desalojadas, 15 desabrigadas e 264 afetadas. O município de Tibau do Sul, que já esteve em situação de emergência, nesta segunda (11), está avaliando as condições locais. As cidades de Nísia Floresta, que contabilizou 80 desalojados, 1.200 desabrigados e 2.500 afetados, decretou estado de Calamidade Pública, assim como Ielmo Marinho, que está sem dados. Os dois municípios ainda aguardam avaliação do Governo federal.

De acordo com a defesa Civil do Estado do RN, esses números vão mudando ao longo do dia à medida que os municípios atualizam os monitoramentos realizados em cada cidade.

Previsão

De acordo com a Emparn, a previsão é de ocorrência de chuvas de terça a domingo, concentradas nas madrugadas e início das manhãs, nas regiões Leste e Agreste. “Chuvas mais intensas são esperadas para sábado (16), mas não há tendência de volumes acima do normal, como as ocorridas nos últimos dias“, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O meteorologista também avalia que a condição de vento mudou e que, no momento, os ventos de sul/sudeste são os que estão atuando na costa potiguar. “Nessa época do ano, os ventos são os causadores das chuvas no litoral e agreste potiguar. Os ventos de sul/sudeste provocam chuvas mas com menos instabilidades, menos intensidade de chuvas no litoral.  Os ventos de Leste associados com o aquecimento das temperaturas das águas superficiais do Atlântico provocaram as chuvas contínuas e com intensidade como as vistas recentemente”, disse.

Previsão do tempo dia a dia

11/07/22 - segunda-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
12/07/22 - terça-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
13/07/22 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuva no Litoral e Agreste.
14/07/22 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
15/07/22 - sexta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuva no Litoral e Agreste.
16/07/22 - sábado - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuva no Litoral e Agreste.
17/07/22 - domingo - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.