RN teve caso de estupro de vulnerável em hospital em 2022
Natal, RN 18 de abr 2024

RN teve caso de estupro de vulnerável em hospital em 2022

12 de julho de 2022
RN teve caso de estupro de vulnerável em hospital em 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte registrou em 2022 um estupro de vulnerável em hospital e um estupro em outro estabelecimento de saúde. A informação é da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN), mas as circunstâncias dos crimes não foram informadas pela Polícia Civil, que ainda investiga os casos.

O debate sobre violência sexual em serviços de saúde reacendeu após o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra ser preso em flagrante na segunda-feira (11/7) acusado de estuprar uma paciente dopada durante parto no Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. O estupro foi filmado e o caso ganhou grande repercussão em todo o país.

A Sesed informou também que até 11 de julho foram notificados três casos de importunação sexual em hospitais potiguares. Em 2021, também foram registrados três casos desse crime e mais três de assédio sexual também em hospitais.

Além desses, um episódio de importunação aconteceu em outro estabelecimento de saúde e mais um em consultório dentário, somando 11 casos de crimes sexuais em 2021 só em unidades médicas no Rio Grande do Norte.

Em 2019, o Intercept abordou o tema em reportagem revelando que, somente em nove estados brasileiros, foram registrados 1.734 casos do tipo entre 2014 e 2019. O Rio Grande do Norte não entrou na estatística. Só Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Rondônia, Roraima, Tocantins e Rio de Janeiro enviaram as informações. Esse último sem contabilizar os casos de 2019. As violações contra as mulheres aconteceram em asilos, hospitais psiquiátricos, consultórios médicos e dentários, laboratórios e postos de saúde.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.