SAIBA MAIS divulga lista dos 20 estudantes da UFRN e UERN selecionados para projeto de combate à desinformação
Natal, RN 20 de jun 2024

SAIBA MAIS divulga lista dos 20 estudantes da UFRN e UERN selecionados para projeto de combate à desinformação

20 de julho de 2022
5min
SAIBA MAIS divulga lista dos 20 estudantes da UFRN e UERN selecionados para projeto de combate à desinformação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência SAIBA MAIS selecionou 20 estudantes da UFRN e UERN que vão participar de oficinas de produção em jornalismo digital voltado para a cobertura das eleições 2022 no Rio Grande do Norte. Ao todo, 68 estudantes dos cursos de comunicação das duas universidades públicas no RN - que contam com o curso de jornalismo - participaram da seleção. Dos 20 selecionados, 50% são estudantes negros, trans, com deficiência e indígenas (a partir de autodeclaração no formulário).

Os alunos selecionados vão participar de quatro oficinas e receberão uma bolsa equivalente a 100 dólares. Todo o custo de produção do conteúdo ficará a cargo da Agência SAIBA MAIS. Os professores Socorro Veloso (UFRN) e Tobias Queiroz (UERN) são conselheiros do projeto e estão acompanhando todo o processo.

A partir de oficinas de Pauta, Apuração, Edição e Distribuição de conteúdo, os estudantes serão acompanhados por editores da Agência SAIBA MAIS com foco no combate à desinformação sobre as eleições em cidades do RN fora da capital (Natal). Numa espécie de laboratório, cada dupla de estudantes vai desenvolver um conteúdo (desde a pauta até as estratégias de distribuição de conteúdo digital). O resultado do trabalho será publicado no portal da Agência SAIBA MAIS e em todas as redes digitais,com reportagem assinada pelos estudantes.

Projeto venceu edital da Meta/ICFJ/Ajor

O projeto "Jornalismo e educação: ocupando o vazio de notícias no RN" é fruto de um edital aberto pela Meta, ICFJ e Ajor para desenvolver projeto de combate à desinformação sobre as Eleições 2022 através da produção de conteúdo jornalístico voltado, especialmente, para o interior do Rio Grande do Norte.

A meta é repassar aos estudantes as técnicas de jornalismos digital (através de oficinas) e ampliar (numa espécie de laboratório) a produção de conteúdo jornalístico de qualidade sobre as eleições de 2022 no interior do Rio Grande do Norte que, de acordo com o Atlas da Notícia de 2020, lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil. No RN, 80% dos 167 municípios não possuem nenhum tipo de meio de comunicação com produção noticiosa local.

"Trata-se de uma iniciativa inédita, de valorização do jornalismo independente no Rio Grande do Norte, especialmente daquele praticado para muito além da Grande Natal, no interior. Parabéns à equipe do Saiba Mais, que pratica jornalismo de qualidade, e combativo. Para nós, é um respiro neste contexto de acelerada precarização da imprensa corporativa no RN", analisa a professora Socorro Veloso.

"A UERN, com muito orgulho, participa desse projeto embrionário e pioneiro visando combater as mensagens fraudulentas durante as eleições de 2022, as conhecidas “fake news”. Acreditamos que essa parceria, com visada democrática com objetivos em contribuir para uma comunicação capilarizada no Estado, renderá excelentes frutos para o Jornalismo praticado no nosso Estado. Precisamos romper com o (neo) colonialismo em centralizar saberes, economia e conhecimento em poucas cidades, notadamente nas capitais, bem como, contribuir para a prática de um jornalismo atuante, comprometido com apurações das informações e distante das práxis de entretenimento a contaminar nossos noticiários cotidiano, as quais acabam por restringir o direito à informação da nossa população", ressalta Tobias Queiroz, da UERN.

O projeto deve durar até o final de agosto e as reportagens serão publicadas nas primeiras semanas de setembro. As oficinas e o acompanhamento no laboratório de produção do conteúdo serão dados pela equipe de jornalistas da Agência SAIBA MAIS.

"A desinformação é um dos grandes obstáculos para a consolidação da democracia brasileira. E esse projeto vai nos permitir combater essa prática,contribuindo para a formação de novos profissionais do jornalismo. Nossa equipe está ansiosa para receber os selecionados após uma triagem muito difícil porque vimos muita qualidade na maioria dos 68 alunos inscritos. Fica o nosso agradecimento a todos pela participação e as boas-vindas a quem passou da primeira fase. Agora é focar no trabalho para levar informação verdadeira para a população", destacou o jornalista Rafael Duarte, editor e co-fundador da agência SAIBA MAIS.

Selecionados:
UFRN
Ampla Concorrência
Carlos Henrique de Andrade Saturnino
José Fernando Barbosa de Azevêdo
Jordana Maria da Silva Vieira Soares
Leandro Francisco Bernardino Juvino
Taís da Silva Ramos

Cotas
Karen Edyanne Silva de Sousa
Laura Beatriz Gomes de Andrade
Luan Souza da Conceição
Lucas de Aguiar
Stephany Cristina Ferreira de Souza

UERN
Ampla Concorrência
Ana Letícia da Silva Oliveira
Ingrid Mota Furtado
Rebecca Vasti Soares Falcão da Silva
Sabrina Raiane de Sá Góis Barbosa
Vanessa Elen da costa macedo

Cotas
Maria Gabriela de Lima
Ariverton Costa Oliveira
Estefanny Maximino Bernardo
Maurício Barros do Amaral
Selton Deolino da Silva

Cronograma do programa:

Semanas 1 e 2
Oficina Pauta
Oficina de produção de Texto/Pesquisa

Semanas 3 e 4 - laboratório

Produção do conteúdo
Reunião Semanal

Semana 5
Oficina de Edição

Semana 6
Oficina de Distribuição

Setembro
Distribuição do material nas plataformas digitais da Agência SAIBA MAIS nas duas primeiras semanas de setembro

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.