SBPC lança manifesto em defesa das eleições 2022 e urnas eletrônicas
Natal, RN 23 de abr 2024

SBPC lança manifesto em defesa das eleições 2022 e urnas eletrônicas

26 de julho de 2022
4min
SBPC lança manifesto em defesa das eleições 2022 e urnas eletrônicas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ( SBPC), principal entidade da comunidade científica do país, lançou neste domingo (24) um abaixo assinado intitulado "Manifesto pelas eleições e pelas urnas eletrônicas". A divulgação foi no início da 74ª Reunião Anual da entidade, que acontece até sexta-feira (29) em Brasília-DF.

No documento, assinado pela diretoria, secretarias regionais e sócios, o órgão demonstra seu “apoio à democracia” e “ao sistema eleitoral de renovação de governantes e representantes”. A SBPC diz ainda que as urnas eletrônicas “têm funcionado muito bem há décadas”.

No texto de repúdio, a Sociedade repudia as tentativas de violar “a democracia ou tumultuar o processo eleitoral”. Para ela, o processo eleitoral deve ter continuidade em respeito às leis e Constituição e democracia, “que tanto custou em vidas e esforços, ao povo brasileiro, para ser instituída”. 

Maria Bernardete Sousa, professora do Instituto do Cérebro da UFRN e conselheira nacional da SBPC, participou da reunião que elaborou o abaixo-assinado. “Nós hoje temos que mostrar para a sociedade os momentos que estamos vivendo, os momentos de desafios democráticos e eu achei extremamente pertinente reafirmarmos que somos a favor da democracia, reafirmarmos que confiamos no nosso sistema eleitoral por meio das urnas eletrônicas”, assevera. 

De acordo com Sousa, as ações da SBPC se expandem para o resto da sociedade e atingem áreas essenciais, como a pesquisa e inovação. “Nós estamos num momento particularmente sensível para toda a comunidade que faz Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Esse abaixo-assinado é uma das demonstrações de uma manifestação atual engajada no atual momento político, mas ao mesmo tempo de fundo estão todas essas necessidades que a gente identifica como de valores da sociedade”, comenta. 

A posição da entidade vem após sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. Na última segunda-feira (18), Bolsonaro teve um encontro com embaixadores de vários países no Palácio da Alvorada em que repetiu mentiras sobre as urnas eletrônicas e disse que o voto impresso seria mais seguro, ainda que não haja qualquer caso confirmado de fraude ou adulteração nas urnas. 

Neste domingo (24), o Partido Liberal (PL), agremiação do presidente, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma manifestação em que afirma que não houve propaganda eleitoral antecipada. Apesar disso, Bolsonaro utilizou a estrutura do Governo para, na mesma reunião, atacar o ex-presidente Lula (PT) — líder nas pesquisas de intenção de voto — e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O abaixo assinado da SBPC é aberto ao público e pode ser assinado clicando aqui.

Leia abaixo o texto do manifesto:

MANIFESTO PELAS ELEIÇÕES E PELAS URNAS ELETRÔNICAS

Os abaixo-assinados, membros da Diretoria e do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, seus secretários regionais, sócios e amigos da ciência, manifestam por este documento seu APOIO À DEMOCRACIA, AO SISTEMA ELEITORAL DE RENOVAÇÃO DE GOVERNANTES E REPRESENTANTES, e seu ENDOSSO ÀS URNAS ELETRÔNICAS QUE TÊM FUNCIONADO MUITO BEM há décadas.

Sem democracia e sem a participação de todos e todas, a vida social se empobrece.

Por isso mesmo, repudiamos qualquer tentativa no sentido de violar a democracia ou de tumultuar o processo eleitoral, que deve ter continuidade no absoluto respeito à Constituição, às leis e à democracia, que tanto custou em vidas e esforços, ao povo brasileiro, para ser instituída.

Brasília, 24 de julho de 2022.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.