Seminário sobre cooperativismo e sindicalismo fomenta oportunidades de emprego e renda no RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Seminário sobre cooperativismo e sindicalismo fomenta oportunidades de emprego e renda no RN

24 de julho de 2022
5min
Seminário sobre cooperativismo e sindicalismo fomenta oportunidades de emprego e renda no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cooperativismo e sindicalismo juntos pela prosperidade ambiental, econômica e social de trabalhadores e trabalhadoras potiguares. Esse foi o objetivo que uniu dezenas de pessoas no auditório do SICOOB em Natal na última quarta-feira(20).

I Seminário Sobre o Sindicalismo e o Cooperativismo Numa Perspectiva de Desenvolvimento Social e Econômico foi realizado de forma hibrida (presencial e virtual) o que gerou conexões entre pessoas do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Piauí, São Paulo e outros Estados do Brasil.

O evento foi idealizado por dirigentes do SICOOB, OCERN, COOPETRO Energia e SINDIPETRO-RN que na oportunidade debateram sobre ideias para fomentar a economia do Estado e ajudar a promover emprego e renda para população.

“Sindicalismo e Cooperativismo: uma nova proposta de ação” foi o primeiro painel a ser apresentado, tendo como seus mentores o Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino e o Presidente da COOPETRO Energia, Márcio Dias.

Em sua fala, Ivis fez uma retrospectiva das dificuldades econômicas que passa o país e o agravamento com a precarização do trabalho e seus desdobramentos. “O alto índice de desemprego e a desvalorização do trabalho provoca grandes dificuldades e desafios para superar esses problemas, e nesse sentido o cooperativismo se apresenta como uma luz, a gente começa a questionar a relação entre emprego e trabalho e começa a focar no emprego e vida”, destaca o coordenador.

Márcio deu continuidade à reflexão apresentando pontos que prejudicaram as relações de trabalho, citando entre seus exemplos a Lei de Privatização de 1997 e a Reforma Trabalhista e Lei de Terceirização, ambas de 2017, que acentuaram a precarização de empregos e direitos.

Foto: Arthur Varela

Após o resgate histórico, o presidente apresentou aos presentes como foi criada a COOPETRO Energia. “A Coopetro Energia é uma cooperativa de infraestrutura na área de engenharia e serviços de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis entre outras atividades”.

O projeto inicial foi criado em Natal e conta com 34 cooperados, ao qual já expandiram os trabalhos para o Ceará e o Piauí. “A entidade foi constituída em Natal-RN no dia 30 de abril de 2020, por pessoas voluntárias e interessadas no desenvolvimento sustentável para criar oportunidades de emprego, qualificação profissional, geração de renda e melhoria da qualidade de vida nas regiões onde atua”.

Foto: Arthur Varela

Marcio explicou que para chegar neste resultado contou com o apoio e suporte de duas entidades as quais a COOPETRO é filiada: Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte (OCERN) e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Foto: Arthur Varela

O Presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, também participou do evento onde falou sobre o Cooperativismo no RN. “Nosso objetivo é reunir pessoas que acreditam no cooperativismo para fortalecer o movimento e defende-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.

Foto: Arthur Varela

Por fim o Seminário ouviu a apresentação do Manoel Santa Rosa Macedo da Silveira – Presidente do SICOOB-RN. “O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 6 milhões de cooperados, 3.789 pontos de atendimento, distribuídos em todo o território nacional”, destacou Manoel.

Ao fim dos trabalhos foi recolhido os dados dos participantes para a emissão de um certificado de participação a ser enviado por e-mail pela OCERN.

Mossoró

No dia 31 de agosto é a vez de Mossoró sediar o evento e ampliar o debate sobre cooperativismo e sindicalismo. O Seminário será realizado no auditório do CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (R. Alfredo Fernandes, 292 – Centro), das 14 às 18 horas. Após o evento também está agendada a inauguração da sede da COOPETRO Energia. Em breve comunicamos mais informações abertura da cooperativa.

Assista o seminário pela TV SINDIPETRO-RN: https://www.youtube.com/watch?v=Y8g0puAHNzk&ab_channel=TvSindipetroRN

Fonte: Ascom/SindiPetro

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.