CIDADANIA

Sesap confirma 2º caso de varíola dos macacos em Natal

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou neste sábado (9) o segundo caso em Natal de paciente contaminado pelo vírus monkeypox, transmissor da varíola dos macacos, no Rio Grande do Norte. Em nota, a Sesap explicou que o paciente tem 34 anos, é residente em Natal-RN e tem histórico de viagem recente à Europa. O caso era tratado como suspeito e foi divulgado há cinco dias.

O homem já foi atendido no Hospital Giselda Trigueiro e está em isolamento domiciliar, seguindo com quadro de saúde estável.

Saiba Mais: Rio Grande do Norte confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Também por meio de nota oficial, a secretaria municipal de Saúde informou que o primeiro caso registrado já recebeu alta médica.

Por fim, informamos que, conforme protocolo, os pacientes seguem em isolamento domiciliar e acompanhados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Natal”, diz o comunicado.

Suspeitos

São considerados suspeitos da doença os indivíduos de qualquer idade que apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada a relato de febre.

Além disso, também ficam sob suspeita aquelas pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de varíola dos macacos nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas ou que tenha tido contato com pessoas com histórico de viagem a país endêmico com casos confirmados da Monkeypox.

O que é a varíola dos macacos?

A doença é uma zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com varíola, porém com um quadro clínico de menor gravidade. O período de incubação é de 6 a 16 dias, podendo se estender a até 21 dias.

A varíola dos macacos era considerada uma doença endêmica (ocorre apenas em determinada área) em países da África Central e Oriental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em vários países que não eram endêmicos, principalmente, na Europa.

Sintomas

Os sintomas são febre de início súbito acima de 38,5°C, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão. O período de incubação da varíola dos macacos é, geralmente, de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Transmissão

A transmissão ocorre por contato próximo a lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article