VI Mostra Frida Kahlo do RN está com inscrições abertas para artesãos
Natal, RN 19 de abr 2024

VI Mostra Frida Kahlo do RN está com inscrições abertas para artesãos

1 de julho de 2022
2min
VI Mostra Frida Kahlo do RN está com inscrições abertas para artesãos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A VI edição da Mostra Frida Kahlo do RN, programada para acontecer entre os dias 15 e 31 de julho, está com as inscrições abertas para os artesãos que queiram expor seus trabalhos no evento.

Os interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico, disponível em: linktr.ee/estudiocarlotacoletivo . Podem ser inscritos trabalhos que estampem a figura da pintora mexicana Frida Kahlo ou que trabalhem com elementos do universo colorido, criativo, lúdico e surrealista da artista.

A Mostra, que vem sendo realizada desde 2016, vai acontecer este ano em formato virtual e com agendamento presencial unindo artesanato, moda, design, decoração e debates.

Para esta edição comemorativa de seis anos, vamos resgatar a força feminina, tão presente nas obras de Frida. Como tema, nossa sexta edição traz: 'Mulheres livres e sem medo', tema que tem tudo a ver com o contexto em que vivemos, onde a violência contra a mulher tem crescido absurdamente. Pedimos aos artesãos potiguares que se preparem e se inscrevam na Mostra Frida”, convoca Carla Nogueira, idealizadora do projeto.

Quem foi Frida Kahlo?

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, é uma das mais importantes figuras da arte no século XX. Ela nasceu em Coyoacán, no México, e morreu no dia 13 de julho de 1954. A pintora adotou um estilo popular para abordar questões como identidade, gênero, raça, pós-colonialismo e classe. Além de fazer parte do movimento que buscava construir uma identidade mexicana, Frida também era considerada uma surrealista, por pintar sobre suas experiências pessoais com a dor.

Sua arte despertou o interesse de artistas no mundo inteiro, como o do poeta e escritor surrealista francês, André Breton. Frida teve trabalhos expostos em Nova Iorque e Paris, sendo a primeira artista mexicana a ter um quadro integrando a coleção do Louvre.

Nos anos 1990, Frida Kahlo se tornou uma inspiração para os movimentos feminista e LGBTQ+, além de representar de maneira emblemática a cultura nacional e as tradições indígenas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.