DEMOCRACIA

Agência Saiba Mais completa cinco anos com novos projetos e superação de metas

Nesta quarta (31), a Agência SAIBA MAIS completa cinco anos de existência e resistência, diante de uma realidade que desafia a todos nós diariamente. Nessa nova fase, o portal cresceu e fechou parceria com grandes empresas como Google e Facebook, sempre movidos por uma mesma proposta, a de defender o jornalismo honesto e valores humanitários.

Chegar a 5 anos de idade vivos e consolidados como um projeto viável e importante para o Rio Grande do Norte é motivo de celebração. Para nós, é uma data muito simbólica. Somos uma empresa pequena, formada por jornalistas, que se propõe a contar a história com um olhar mais humano e diferente do que tradicionalmente é narrado pelos veículos locais. Apostamos desde o início no jornalismo local, num Estado considerado um dos principais desertos de notícias do país, e fizemos uma escolha muito simples e transparente: dar visibilidade às narrativas historicamente silenciadas da sociedade”, avalia Rafael Duarte, fundador e editor-geral da SAIBA MAIS.

Falar sobre princípios e grandes causas é motivador, mas também desgastante diante de um contexto político, econômico e social tão incerto. A Agência surgiu como contraponto às grandes e tradicionais empresas de jornalismo de Natal, trazendo mudanças estéticas e de conteúdo.

“Cometemos erros, aprendemos com eles, celebramos cada vitória e temos certeza de que muitas conquistas ainda virão. Nossos parceiros e leitores têm sido fundamentais nessa caminhada. Cada vez mais temos noção da importância que nosso trabalho tem para a democracia e, principalmente, somos conscientes das consequências que um jornalismo honesto e bem feito têm em uma sociedade livre e bem informada”, defende Duarte.

Superando as próprias metas

Em 2022, a Agência SAIBA MAIS vem batendo todos os recordes próprios de audiência. Em junho deste ano, 229.535 pessoas acessaram o site (saibamais.jor.br) e leram 482.681 notícias. Esses são os maiores números da história do site, desde agosto de 2017 quando estreou na internet. Quando comparamos a audiência com junho de 2021, há um crescimento de 107% na quantidade de matérias lidas e 57% no número de pessoas que vieram ao site. Os dados são do Google Analytics.

E este crescimento da audiência da SAIBA MAIS não é pontual. Nos primeiros seis meses de 2022, o site já recebeu 815 mil usuários que leram 2,2 milhões de páginas. Isso representa um aumento de 67% na audiência registrada no primeiro semestre de 2021. E mais: as cinco matérias mais lidas do site foram todas de 2022 e com mais de 50 mil visualizações cada uma.

Hoje a Agência SAIBA MAIS conta com uma equipe de cinco jornalistas e é a única do Estado que faz parte da Associação de Jornalismo Digital do Brasil (Ajor).

SAIBA MAIS é escolhida para projeto do Google

A Agência SAIBA MAIS é a única do RN entre as 16 empresas de notícias selecionadas para participar da segunda edição do GNI Startups Lab. O programa de aceleração Google é voltado ao jornalismo e desenvolvido pela empresa em parceria com a Ajor e a Echos, laboratório de futuros desejáveis.

No anúncio da seleção, o Google explicou que a agência “foi escolhida entre centenas de inscritos por um júri composto por membros das entidades parceiras da Google News Initiative com base nos seguintes critérios: proposta de valor à sociedade clara e bem definida; adequação do produto às necessidades do mercado; qualificação da equipe; viabilidade de execução; contribuição para a diversidade, equidade e inclusão no ecossistema de notícias e ter uma política de ética corporativa bem definida”.

“Aguardamos com muita ansiedade essa seleção porque vimos no programa Startups Lab da Google News Initiative a possibilidade real de conquistar o salto que tanto almejamos como organização de jornalismo independente”, comemora o fundador e editor-geral da SAIBA MAIS, Rafael Duarte.

SAIBA MAIS é selecionada para principal projeto de combate à desinformação do Facebook e da ICFJ

Outra novidade da SAIBA MAIS em 2022 foi a seleção para participar do Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação que está sendo desenvolvido pela Meta (empresa que comanda o Facebook, Instagram e WhatsApp) e o International Center for Journalists, com apoio da Ajor.

As organizações de notícias selecionadas desenvolvem projetos que envolvem educação midiática e os esforços no combate à desinformação no Brasil.

Além do fundo, os selecionados contam com uma mentoria de especialistas na área de mídia durante dois meses para acelerar as estratégias para o desenvolvimento de um projeto ou um produto digital.

Ao todo, mais de 450 organizações de diversas partes do Brasil participaram de 34 sessões de treinamentos com especialistas de mídia nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estavam novos modelos de negócios e receitas, gestão de projetos e produtos, estratégias de desenvolvimento de audiência, gestão de conteúdo e monetização, entre outros.

Desse total, 65 organizações (incluindo a Agência SAIBA MAIS) foram beneficiados com mentorias e fundos de inovação para desenvolverem os projetos e iniciativas voltadas para a transformação digital de veículos de imprensa.

Agência estreou novo site e trabalha na melhoria da distribuição de conteúdo

Nos últimos meses, a Agência SAIBA MAIS tem trabalhado para melhorar a forma como expõe e entrega o conteúdo jornalístico produzido. É um trabalho contínuo e tem como objetivo dar eficiência à entrega do conteúdo. Hoje, a agência tem mais de 40 mil perfis conectados nas redes sociais do Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp (+55 84 9844-0321).

Em maio, a Agência implantou um novo site, mais intuitivo e funcional. Antes, o layout mostrava poucos conteúdos produzidos nas primeiras telas de rolagem (tanto em computadores de mesa, como em celulares). Com o novo formato, já na primeira tela do computador os leitores vão encontrar 14 conteúdos produzidos pela equipe.

Mudanças no formato do Balbúrdia

A Agência SAIBA MAIS também vem conquistando grande espaço no YouTube com o programa Balbúrdia. Após um ano de estreia, o programa já atraiu mais de 5 mil assinantes para o canal da Agência e inaugurou em maio o novo formato com foco nas Eleições 2022. Passou a ser semanal, com entrevistas de pré-candidatos de partidos progressistas e que não conseguem espaço na mídia tradicional do Estado. Em agosto, o canal recebeu o selo de verificação da plataforma.

Balbúrdia I Imagem: divulgação

SAIBA MAIS experimenta novos formatos de jornalismo digital

Desde o segundo semestre de 2021, a Agência SAIBA MAIS faz parte de um grande projeto do Google que implanta novo formato de produzir conteúdo jornalístico. São as chamadas WebStories. É o único veículo do RN a participar deste projeto e já produziu 40 histórias que unem texto, fotos, áudio e vídeo na edição. Algumas histórias dessas já foram vistas por mais de 5 mil pessoas e, superada a fase de aprendizado e questões técnicas, as micro histórias já aparecem diariamente entre as mais lidas do site.

Outras novidade da Agência em 2022 é que a partir de junho, o conteúdo produzido pelo site de jornalismo independente passou a fazer parte do projeto do Google Destaques, que tem foco na curadoria especializada, no apoio ao jornalismo profissional e em facilitar o acesso às notícias regionais. O projeto está em expansão no Brasil e a Agência Saiba Mais é um dos 100 veículos escolhidos pelo Google no Brasil.

Webstories e as novas linguagens digitais são desafio

QUEM SOMOS

A SAIBA MAIS é uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade. As reportagens, matérias e opiniões publicadas pela agência SAIBA MAIS estão alinhadas a quatro eixos principais: cidadania, transparência, democracia e cultura.

O foco é produzir sobre e para o Rio Grande do Norte que, pelo Atlas da Notícia de 2020, lidera (junto com Tocantins) o ranking de maior incidência de desertos de notícia no Brasil.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo