AgoraSei: Em Natal, Fátima dribla antipetismo e supera segundo colocado com o dobro de intenções de voto
Natal, RN 29 de mar 2024

AgoraSei: Em Natal, Fátima dribla antipetismo e supera segundo colocado com o dobro de intenções de voto

2 de agosto de 2022
3min
AgoraSei: Em Natal, Fátima dribla antipetismo e supera segundo colocado com o dobro de intenções de voto

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em Natal, a governadora Fátima Bezerra (PT) tem o dobro das intenções de voto que o segundo colocado, Styvenson Valentim (Podemos). Na pesquisa AgoraSei divulgada nesta segunda (01), a petista sai na frente com 31,2% das intenções dos eleitores natalenses, contra 14,5% de Valentim. Mesmo sendo o candidato oficial do bolsonarismo no Rio Grande do Norte, com o apoio do ex-ministro Rogério Marinho (PL), Fábio Dantas (Solidariedade) aparece apenas em terceiro, com 6,5% das intenções de voto. 

A disparada de Fátima é crucial para a governadora, tendo em vista que a capital potiguar costuma ser um reduto antipetista e uma pedra no sapato dos candidatos progressistas. No segundo turno ao Governo do RN em 2018, por exemplo, a governadora recebeu apenas 39,24% dos votos. Dos 167 municípios potiguares, Natal foi uma das 13 cidades em que a petista perdeu. Da mesma forma, a capital também deu vitória a Jair Bolsonaro naquela época, na disputa contra Fernando Haddad para a presidência. Considerando o Estado inteiro, a vitória também foi do ex-governador de São Paulo.

Agora, a dois meses do primeiro turno, a situação parece estar mais confortável para Fátima. Na pesquisa espontânea, quando as opções de resposta não são dadas aos entrevistados, a vantagem da petista é ainda maior em relação aos adversários. Bezerra aparece com 18,2%, contra 4% de Valentim e Dantas, que aparecem empatados. Neste caso, a diferença é mais de quatro vezes maior. O instituto ainda perguntou aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o Governo Fátima Bezerra (PT). 48% dos ouvidos disseram desaprovar, enquanto 40,3% concordam. 11,7% não tinham opinião ou não responderam. 

A pesquisa AgoraSei ouviu 800 eleitores em Natal entre os dias 23 e 25 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RN-06521/2022.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.