CIDADANIA

Com vacinação abaixo do esperado nos últimos anos, RN começa campanha contra a poliomielite nesta segunda (8) 

Vacina BCG I Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Assim como no restante do Brasil, no Rio Grande do Norte a cobertura vacinal para as crianças vem ficando abaixo dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde. Para a poliomielite o percentual de crianças vacinadas em 2021 foi de 69,88% e, em 2022, ainda não passou dos 36,34%. Na tentativa de reverter esse quadro, começou nesta segunda (08) a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.  

A campanha segue até 9 de setembro de 2022, sendo 20 de agosto o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. A expectativa é alcançar a cobertura vacinal de, no mínimo, 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. 

O Ministério da Saúde aponta uma queda nas coberturas vacinais nos últimos anos. Desde 2019, nenhuma vacina do calendário da criança atingiu a meta preconizada, o eu resultou na reintrodução do sarampo, além do risco da reintrodução da poliomielite e aumento de casos de doenças até então controladas. 

Para a BCG em 2021, foram vacinadas 81,7% das crianças menores de 1 ano; em 2022 este número está em 65,58%. Em relação a Campanha contra o Sarampo de 2022, cuja meta era vacinar, de forma indiscriminada, todas as crianças de 6 meses a menores de 4 anos, mesmo aquelas já vacinadas, o alcance da vacinação foi de 34,16% do público. 

O Brasil se encontra hoje com alto risco de reintrodução da doença poliomielite, relacionado principalmente às baixas coberturas vacinais. Dessa forma, é importante que a população vacine suas crianças e adolescentes para que não tenhamos o retorno desta doença que causa paralisias irreversíveis e fatais“, alertou Laiane Graziela, coordenadora do Programa de Imunização da SESAP. 

Confira as vacinas da Campanha de Multivacinação: 

 Vacinas do Calendário da Criança até os sete anos de idade: BCG, Hepatite B, PENTA (DTP/Hib/ HB), Polio, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola- SCR), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela-SCRV), DTP, Hepatite A, Varicela.  

Vacinas do Calendário da Criança a partir dos sete anos de idade e do Adolescente: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola-SCR), Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), HPV quadrivalente, Varicela. 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo