Cultura popular do RN perde Mestre Severino, um dos maiores representantes do Coco de Roda
Natal, RN 29 de mar 2024

Cultura popular do RN perde Mestre Severino, um dos maiores representantes do Coco de Roda

7 de agosto de 2022
4min
Cultura popular do RN perde Mestre Severino, um dos maiores representantes do Coco de Roda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A cultura popular do RN está em luto com a morte do Mestre Severino, um dos mais importantes nomes do Coco de Roda do Nordeste. Ele estava internado com infecção pulmonar e morreu neste sábado (6). O velório do mestre ocorre ainda neste domingo (7), às 15h; o enterro será às 17h, na comunidade de Alcaçuz, onde vivia com a família.

Mestre Severino nasceu em Vera Cruz/RN, no dia 02 de junho de 1936. Viveu em vários municípios do RN, mas passou muito anos na Vila de Ponta Negra, em Natal/RN. De Ponta Negra, ele foi viver no distrito de Alcaçuz, município de Nísia Floresta/RN.

Quando criança, Severino Bernardo Santiago (nome de batismo), acompanhava o pai, Luiz Bernardo Santiago, nas brincadeiras de Zambê, Chegança, Bambelô e Boi de Reis. Da convivência com a cultura popular que resiste na zona rural do RN, aprendeu e dedicou seu trabalho ao Coco.

Ainda criança, aprendeu a cantar e herdou do pai a habilidade de produzir os instrumentos e tocá-los. Ao longo da vida, somou à sua performance a dança e a estrutura rítmica e melódica dos versos, caracterizados como cocos de memória, passados pela tradição oral.

Sua obra remete ao cotidiano: o sertão, o litoral, o trabalho, o amor, a saudade e a natureza. A dinâmica acontece por meio de cantos de perguntas e respostas, o mestre canta estrofes que são respondidas pelo coro.

Mestre Severino, foi um dos maiores artistas da cultura popular e deixou seu nome na história do RN a partir do trabalho do grupo que leva seu nome, “Coco de Roda Mestre Severino”.

Com dois CDs gravados, vida e obra de Severino virou filme com apoio da Lei Cultural

Mestre Severino deixa dois CDs gravados: Cocoimbolê de 2010 e Trem de Mangaba de 2016.

Em 2021, as produtoras ABOCA e ORI Audiovisual lançaram o filme documentário “Mestre Severino do Coco”, com direção de Rodrigo Sena. O filme é sobre a vida e obra do artista potiguar.

“Esse filme em formato de curta é uma homenagem que fazemos ao Mestre Severino e que ficará disponível na internet, como uma memória para futuras gerações. Nos sentimos muito felizes de poder concretizar essa homenagem para o Mestre, em vida. Lembro que ele sempre disse: Se for fazer algo por mim, que faça em vida”, disse Rodrigo Sena – diretor, roteirista e diretor de fotografia - quando lançou o filme.

O curta-metragem “Mestre Severino do Coco”, tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Prefeitura do Natal e Governo Federal. E está disponível no link:

Amigos fazem campanha para ajudar a custear enterro do artista

Amigos e admiradores de Mestre Severino faziam uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar a família, desde que ele foi internado. A campanha continua e tem como objetivo ajudar a custear as despesas com o enterro do artista.

Segundo o texto que circula nos grupos de WhatsApp, a morte de Mestre Severino é "uma perda enorme para a cultura popular potiguar e brasileira" e convoca todos os representantes da cultura popular do RN que forem se despedir dele levar "instrumentos musicais, pois vamos nos despedir do Mestre com muita saudade, mas sobretudo com muito coco de roda".

O texto, também, pede ajuda financeira para a família. com doações (em qualquer valor) pelo Pix (CPF): 07934031467, para Ana Andrea Bernardo da Silva Santiago (filha do Mestre Severino).

Veja aqui o filme sobre a vida e obra de Mestre Severino:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.