Dia Nacional do Voluntariado: voluntários refletem sobre o trabalho altruísta
Natal, RN 18 de abr 2024

Dia Nacional do Voluntariado: voluntários refletem sobre o trabalho altruísta

28 de agosto de 2022
4min
Dia Nacional do Voluntariado: voluntários refletem sobre o trabalho altruísta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Imaginemos trabalhar, com o nosso melhor, com alegria e sem esperar absolutamente nada em troca. Milhares de pessoas no mundo inteiro arriscam esta experiência de forma profunda através do Voluntariado. Neste domingo, 28 de agosto, dia em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, vale a reflexão sobre o trabalho altruísta.

“Considero que o voluntariado é fazer algo que realmente seja justo, necessário, que trará algum bem, independente se alguém agradece, se nos retribui com algo, ficamos felizes pelo simples fato do dever cumprido. Sou voluntária por isso, para entender mais sobre o meu papel no mundo e servir com o melhor de mim”, responde a jovem Jakeline Borges de Souza, uma das voluntárias da Organização Internacional Nova Acrópole no Brasil.

A organização não-governamental integra mais de 48 mil voluntários em todos os continentes e no Brasil possui mais de 60 sedes totalmente desenvolvidas na cultura do voluntariado, como uma de seus alicerces de projeto humanístico-filosófico baseada na solidariedade e compromisso com os problemas e necessidades do tempo presente.

Todas as atividades, das aulas do curso de Filosofia ao café, manutenção e receptivo na instituição são desenvolvidas por voluntários. O mesmo professor com mais de 30 anos de experiência e palestrante nacional pode ser visto em outro momento plantando árvores ou lavando uma panela, com a mesma alegria e humildade de servir. É assim, por exemplo, que encontramos em diferentes situações de serviço voluntário o senhor Luiz Fernando Vieira, 69 anos, médico-cirurgião e diretor de um centro clínico. Ele pratica voluntariado desde muito jovem. “Na adolescência e início da vida adulta tinha a visão de voluntariado como dar coisas materiais. Na Nova Acrópole passei a conhecer uma nova forma, mais consciente e ampla. Quando damos de nós mesmos é mais efetivo, porque quando damos só materialmente nem sempre a pessoa que recebe se modifica. Já quando dados com exemplo o outro pode crescer conosco”, comenta, refletindo ainda que o voluntariado máximo é quando compreendemos o profundo significado de sacrifício pelo conceito de sagrado ofício, quando toda dação é compreendida como algo para um bem maior.

Bem comum

A Profa. Lúcia Helena Galvão, também voluntária da Nova Acrópole há 33 anos, explica que pela epistemologia, a palavra Voluntário vem de “Vontade”, aquele que age, diferente de apenas o que tem desejo (intenção de fazer algo).

“Não é pensar como vou me destacar (sobre os demais) é pensar como podemos resolver juntos (fraternidade). O voluntário verdadeiro não pergunta como isso pode me servir e sim como posso servir. A natureza é o exemplo desta generosidade, não deseja, não manipula, apenas serve”, comenta.

Para o Prof. Roberto Pértile, talvez a maior carência do ser humano seja de quem o olhe nos olhos e se interesse pela resolução dos seus dilemas. “O voluntariado é exercício ativo da nossa forma de participação no universo, se dá por consciência. Quem deseja servir busca se capacitar para oferecer o seu melhor. Como uma cultura agrícola, que necessita de água e luz, o trabalho voluntário parte do cultivo interior de aspectos humanos como a cortesia, a convivência e a generosidade”.

O voluntário tem remuneração? Dizem que sim, porém só o recebe quando verdadeiramente não o espera, mas quando está livre da expectativa de qualquer reconhecimento. Quando assim o faz, recebe dignidade, harmonia, felicidade e gratidão por servir.

Quer refletir mais sobre o tema? Confira alguns vídeos sobre o assunto:
O Espírito do Voluntariado - https://www.youtube.com/watch?v=9qqH4vcvUQc
Voluntariado uma nova visão do trabalho - https://www.youtube.com/watch?v=JBrlawzO0n0
(Podcast) Voluntariado - https://www.youtube.com/watch?v=kyiJIUL0Za4

Sobre Nova Acrópole
Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 65 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Com seu Curso de filosofia Prática adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor. Saiba mais: https://www.acropole.org.br/

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.