IBGE deve visitar mais de 1 milhão de lares no Rio Grande do Norte para Censo 2022
Natal, RN 29 de mar 2024

IBGE deve visitar mais de 1 milhão de lares no Rio Grande do Norte para Censo 2022

1 de agosto de 2022
6min
IBGE deve visitar mais de 1 milhão de lares no Rio Grande do Norte para Censo 2022

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Censo Demográfico 2022 começa nesta segunda-feira (1º) em todo país. No Rio Grande do Norte, os mais de 2.900 recenseadores têm o desafio de visitar cerca de 1,1 milhão de domicílios, em zonas urbanas e rurais, dos 167 municípios até o fim de outubro, para realizar o mais amplo e preciso perfil da população.

Foi lançado novo um processo seletivo complementar nacional no final de julho, mas sem vagas o estado, já que ainda resta lista de espera.

O Censo é a única pesquisa que vai à casa de todos os brasileiros. De acordo com o IBGE, o objetivo não é apenas a contagem da população, mas coletar dados essenciais sobre educação, condições de moradia, cor ou raça, trabalho e renda e outros temas. Os resultados são apresentados, por exemplo, em nível municipal e de bairro. Dessa forma, é possível observar como o perfil da população e as suas necessidades mudam no decorrer do tempo.

Os resultados podem orientar gestores de políticas públicas, guiar a tomada de decisão em negócios e servir de instrumento para o exercício da cidadania por qualquer brasileiro (a). Além disso, o Censo é fundamental para calibrar as amostras das demais pesquisas domiciliares do IBGE e fornecer insumos a institutos de pesquisa independentes e a acadêmicos.

A Divisão de Estatística das Nações Unidas (ONU) recomenda a realização de censos em países como o Brasil, já que ainda não atingiram maturidade na gestão de registros administrativos capazes de substituir esse tipo de pesquisa.

Novidades

Esse será o primeiro estudo demográfico a identificar o número de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e a população quilombola – neste caso, a pergunta ocorre em casas de comunidades com essa característica.

Outra novidade é que todos os endereços visitados vão ter a localização registrada via satélite. Depois do Censo, essas informações poderão ajudar, por exemplo, a identificar melhor as casas em áreas de risco de deslizamento de terra e inundações. Além disso, esses dados poderão ser usados por empresas prestadoras de serviços públicos, como de água, esgoto e energia para aperfeiçoar suas redes de atendimento.

O georreferenciamento dos endereços com coordenadas geográficas vai facilitar também a solução de disputas territoriais entre municípios. No Censo Agropecuário de 2007, o IBGE usou essa tecnologia pela primeira vez. Agora, será ampliada para todos os endereços. Tudo isso com o sigilo de cada domicílio garantido.

O IBGE também usará Inteligência artificial para comparar os dados obtidos pelo Censo com os de outras pesquisas. Essa medida evita, por exemplo, que eventuais falhas no preenchimento dos questionários prejudiquem o resultado final.

Como identificar o agente de pesquisa

Para garantir a segurança da população ao visitar as casas, os recenseadores vestem colete azul marinho com logomarca do IBGE nas costas; telefone (0800 721 8181) e o portal do IBGE no peito; crachá com nome, documento de identidade, número da matrícula no IBGE e QR code; nas mãos, o dispositivo de coleta com capa azul semelhante a um celular; e boné do Censo.

No outro lado das linhas do 0800 721 8181, haverá servidores, das 8h às 21h30, todos os dias a partir de 1º de agosto. Isso porque o recenseador pode ir às casas fora do horário comercial, nos fins de semana e feriados, uma vez que o objetivo é encontrar os moradores em casa.

Dentro portal do IBGE, qualquer pessoa pode consultar a página Respondendo IBGE para saber se um documento de identidade (CPF ou RG) ou matrícula é realmente de um servidor do instituto.

Nos condomínios residenciais, o IBGE distribuirá cartazes, para serem usados em áreas comuns, com a foto e nome do recenseador.

Veja os itens usados:

Perguntas do Censo

A principal pergunta do Censo é sobre o número de moradores da casa em 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa. Os questionários também têm perguntas sobre a idade dos moradores, abastecimento de água, coleta de lixo, trabalho, renda, educação, cor ou raça, religião, migração (se a pessoa mudou de cidade, estado ou país), pessoas com deficiência e outras.

Em testes realizados pelo IBGE, o tempo médio de resposta ficou entre 5 e 16 minutos, mas essa duração pode variar conforme o número de moradores em cada casa. No Censo, um morador pode responder pelos demais do mesmo domicílio, desde que tenha pelo menos 12 anos de idade e capacidade para isso.

Censo por telefone e internet

A pesquisa poderá ser respondida presencialmente, por internet ou telefone. De todo modo, o recenseador(a) deve visitar a casa do morador para orientá-lo e fornecer uma senha.

Para auxiliar o cidadão no preenchimento do questionário, o Centro de Apoio ao Censo (CAC) terá 60 agentes de pesquisa à disposição durante manhã, tarde e noite. É a primeira vez que o 0800 721 8181 terá pessoal dedicado exclusivamente ao Censo Demográfico.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.