Justiça eleitoral condena Albert Dickson por propaganda eleitoral antecipada
Natal, RN 24 de jul 2024

Justiça eleitoral condena Albert Dickson por propaganda eleitoral antecipada

10 de agosto de 2022
0min
Justiça eleitoral condena Albert Dickson por propaganda eleitoral antecipada

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi julgada procedente, na terça-feira (9), a representação movida pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte contra o deputado estadual Albert Dickson (PROS), por realizar propaganda eleitoral extemporânea em outdoors. O deputado foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil.

“Havia, e há, veiculação de mensagem com conteúdo laudatório ao parlamentar. No caso do deputado Albert Dickson, divulga-se uma suposta pesquisa ou enquete que o apontaria como o deputado estadual mais bem avaliado do Rio Grande do Norte. Por meio de um instrumento de ampla divulgação, ele se apresenta ao eleitorado como a melhor opção numa possível reeleição a deputado estadual”, destacou o procurador Rodrigo Telles.

O relator do processo, desembargador Claudio Santos, votou pela improcedência da representação, argumentando que não há atributos que caracterizam uma propaganda eleitoral extemporânea, como um pedido explícito de voto e/ou uso de palavras mágicas. O juiz Fernando Jales acompanhou o seu voto.

A divergência foi aberta pelo voto do juiz José Carlos e acompanhada pelas juízas Erika Paiva, Neíze Fernandes e Adriana Cavalcanti. “Considerando o argumento de ser meio proscrito e de ter conteúdo eleitoral seria suficiente para proibir a propaganda eleitoral sem ter pedido explícito de voto. Julgo procedente a representação, adotando como parâmetros outras condenações, e fixo o valor da multa em R$ 5 mil.”

Assim, o desembargador Claudio Santos e o juiz Fernando Jales foram vencidos pela maioria divergente e condenação de Dickson.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.