CULTURA

Livraria Cooperativa Cultural e a ONG Atitude Cooperação promovem roda de conversa sobre Monteiro Lobato em inauguração de Biblioteca

Elenco da série 'Sítio do Picapau Amarelo' (2001-2007), da Globo Divulgação/TV Globo
Por Leilany Oliveira

Para começar o final de semana com uma dose de diversão literária, a ONG Atitude Cooperação receberá na manhã deste sábado (20), a roda de conversa “Monteiro Lobato: Conversa com Emília, o Saci e o Visconde de Sabugosa”, com participação das professoras Tâmara Abreu (DLLEM-CCHILA/UFRN), Wani Fernandes (Livraria Cooperativa Cultural) e Ailda Moura (ONG Atitude Cooperação),a partir das 8h.

Por dentro da atividade

A atividade dá inicio a fase de preparação para a inauguração da nova Biblioteca da ONG Atitude Cooperação. A roda de conversa será em torno do escritor Monteiro Lobato e das suas personagens: a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e o Saci-Pererê, importantes figuras do Folclore Nacional, comemorado no dia 22 de agosto. Na ocasião,a professora Tâmara Abreu, do Depto. de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas– CCHLA/UFRN, apresentará autor e obra.

“A atividade será voltada para pais e crianças da comunidade. Abordaremos a importância da leitura na formação dos pequenos e grandes, e o papel do escritor Monteiro Lobato, para a nossa literatura infantil. Afinal, nos livros de Lobato há uma presença muito grande da cultura brasileira. No livro O Saci, por exemplo, a vegetação é um capítulo à parte.A fauna e a flora brasileiras são descritas minuciosamenteao lado das lendas e mitos populares, valorizando as referências culturais da terra e dos povos do Brasil”.Explicou Tâmara Abreu.

A programação é uma contrapartida da Livraria Cooperativa Cultural Universitária à SECULT/FUNCARTE, devolvendo à sociedade potiguar o investimento recebidoatravés do Edital Lei Cultural Aldir Blanc.

Atitude e cooperação

Atuando há quase 16 anos no Bairro de Bom Pastor e Felipe Camarão (Zona Oeste de Natal), a ONG Atitude Cooperação promove ações e programas assistenciais, com o objetivo de impactar positivamente a vida de centenas de crianças, jovens e suas respectivas famílias.Atualmente são desenvolvidos 13 projetos, contemplando as áreas da saúde, esporte, leitura e música. Todas as atividades são planejadas e colocadas em prática por voluntários que, segundo dados do site da ONG, apenas em 2014, trabalharam 3.360 horas, ajudando a beneficiar 1.992 pessoas e três escolas, também parceiras: Escola Estadual Jean Mermoz e Escolas Municipais Francisca Ferreira e Professor Zuza.

Serviço

A Roda de conversa – Monteiro Lobato: Conversa com Emília, o Saci e o Visconde de Sabugosa, promovida juntamente entre a Livraria Cooperativa Cultural e a ONG Atitude Cooperação, acontecerá neste sábado (20), a partir das 8h na sede da ONG (Av. Cap. Mor Gouveia, 436. Felipe Camarão).

A Livraria Cooperativa Cultural, a mais longeva Livraria de rua de Natal, está localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho (8), no Campus Central da UFRN, das 8h às 18h que dispõe de acervo do autor Monteiro Lobato.

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo