CIDADANIA

Movimentos climáticos do RN organizam ações em defesa da Amazônia

Entre 3 e 5 de setembro, diversas mobilizações serão realizadas no Rio Grande do Norte em defesa das pautas climáticas. Chamada de “Virada Cultural Amazônia de Pé”, a iniciativa visa coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que busca combater a crise climática através da proteção de florestas públicas da Amazônia. Segundo a ONG responsável pelo projeto, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas físicas. As atividades serão realizadas em Natal e Mossoró.

“Essas terras não tem donos especificamente, e acabam sendo as terras com maior número de queimadas e desmatamento. Nosso objetivo é destinar para os povos indígenas e quilombolas para que eles possam cuidar das terras e preservar, e tentar diminuir o dano que vem sendo causado dentro da Amazônia”, explica a ativista Helena Dantas, do grupo Girl Up Moxie.

A primeira atividade será em Natal. No sábado, dia 3, o Girl Up realiza uma coleta de assinaturas e de conscientização no Bosque dos Namorados, a partir das 14h. “O intuito é chamar atenção das pessoas para preservar aquele espaço, dar atenção e mostrar o quão importante é ter um espaço como aquele dentro do nosso Estado”, explica a líder do movimento, Helena Dantas.

No dia 4, a mobilização se concentra nas praias da cidade para limpeza das áreas e a coleta de assinaturas para o projeto. A programação deve seguir de 8h às 17h e é aberta ao público. 

O grupo ainda quer expandir as ações para outros públicos. “O terceiro e último projeto é levar o Amazônia de Pé para projetos sociais. No projeto social Construindo Horizontes, na comunidade de Santa Cecília, na Zona Norte, vamos ensinar aos meninos o que é a Amazônia de Pé e vamos plantar árvores. Vamos fazer essa parceria com eles para poder ensinar e fazer a diferença para aquelas comunidades mais carentes”, diz Dantas.

Mossoró

Na capital do Oeste, o pontapé das ações de defesa climática será no dia 4, a partir das 15h. Ativistas ligados à organização internacional Fridays for Future (FFF) farão um sarau no Memorial da Resistência, com participação de cantores e poetas locais. O momento terá ainda debates com pesquisadores ambientalistas. No dia seguinte, o grupo fará banquinhas espalhadas pela cidade. 

“O objetivo da ação em Mossoró é de coletar o máximo de assinaturas para o projeto de lei Amazônia de Pé entre as pessoas que irão ver o sarau e transitam em pontos estratégicos na cidade, além de dar visibilidade e desenvolver sensibilização à causa proposta pelo projeto de lei”, explica a ativista da FFF Mossoró, Heloise Almeida.

Para mais informações da Virada Cultural em Mossoró, basta seguir o Instagram @fffmossoro. Já para detalhes da ação em Mossoró, o Instagram é @moxiegirlup.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo