Movimentos climáticos do RN organizam ações em defesa da Amazônia
Natal, RN 24 de abr 2024

Movimentos climáticos do RN organizam ações em defesa da Amazônia

18 de agosto de 2022
3min
Movimentos climáticos do RN organizam ações em defesa da Amazônia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Entre 3 e 5 de setembro, diversas mobilizações serão realizadas no Rio Grande do Norte em defesa das pautas climáticas. Chamada de “Virada Cultural Amazônia de Pé”, a iniciativa visa coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que busca combater a crise climática através da proteção de florestas públicas da Amazônia. Segundo a ONG responsável pelo projeto, são necessárias 1,5 milhão de assinaturas físicas. As atividades serão realizadas em Natal e Mossoró.

“Essas terras não tem donos especificamente, e acabam sendo as terras com maior número de queimadas e desmatamento. Nosso objetivo é destinar para os povos indígenas e quilombolas para que eles possam cuidar das terras e preservar, e tentar diminuir o dano que vem sendo causado dentro da Amazônia”, explica a ativista Helena Dantas, do grupo Girl Up Moxie.

A primeira atividade será em Natal. No sábado, dia 3, o Girl Up realiza uma coleta de assinaturas e de conscientização no Bosque dos Namorados, a partir das 14h. “O intuito é chamar atenção das pessoas para preservar aquele espaço, dar atenção e mostrar o quão importante é ter um espaço como aquele dentro do nosso Estado”, explica a líder do movimento, Helena Dantas.

No dia 4, a mobilização se concentra nas praias da cidade para limpeza das áreas e a coleta de assinaturas para o projeto. A programação deve seguir de 8h às 17h e é aberta ao público. 

O grupo ainda quer expandir as ações para outros públicos. “O terceiro e último projeto é levar o Amazônia de Pé para projetos sociais. No projeto social Construindo Horizontes, na comunidade de Santa Cecília, na Zona Norte, vamos ensinar aos meninos o que é a Amazônia de Pé e vamos plantar árvores. Vamos fazer essa parceria com eles para poder ensinar e fazer a diferença para aquelas comunidades mais carentes”, diz Dantas.

Mossoró

Na capital do Oeste, o pontapé das ações de defesa climática será no dia 4, a partir das 15h. Ativistas ligados à organização internacional Fridays for Future (FFF) farão um sarau no Memorial da Resistência, com participação de cantores e poetas locais. O momento terá ainda debates com pesquisadores ambientalistas. No dia seguinte, o grupo fará banquinhas espalhadas pela cidade. 

“O objetivo da ação em Mossoró é de coletar o máximo de assinaturas para o projeto de lei Amazônia de Pé entre as pessoas que irão ver o sarau e transitam em pontos estratégicos na cidade, além de dar visibilidade e desenvolver sensibilização à causa proposta pelo projeto de lei”, explica a ativista da FFF Mossoró, Heloise Almeida.

Para mais informações da Virada Cultural em Mossoró, basta seguir o Instagram @fffmossoro. Já para detalhes da ação em Mossoró, o Instagram é @moxiegirlup.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.