Natália recebe “pai do Pré-sal” em Natal e promete lutar, com Lula e Fátima, pela volta da Petrobras ao RN
Natal, RN 20 de abr 2024

Natália recebe "pai do Pré-sal" em Natal e promete lutar, com Lula e Fátima, pela volta da Petrobras ao RN

25 de agosto de 2022
3min
Natália recebe

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Natália Bonavides (PT) recebeu nesta quinta-feira (25) em Natal o geólogo Guilherme Estrela, conhecido por ter descoberto o pré-sal em território brasileiro, ainda durante o governo Lula. O encontro, realizado na cervejaria Resistência, reuniu petroleiros, ativos e aposentados, parte da militância do PT e simpatizantes da candidatura à reeleição da petista. Além da anfitriã e do convidado especial, dirigentes do SindPetro/RN compuseram a mesa principal. Candidatos ao legislativo estadual, como Isolda Dantas, Rayane Andrade, Pedro Lopes e Marcos do PSB participaram do evento.

Aos 80 anos de idade, Guilherme Estrela se disse honrado pelo convite e destacou o trabalho de Bonavides em defesa da soberania nacional:

"Natália é uma referência da luta nacionalista, da soberania nacional. Precisamos de um congresso e governadores alinhados com a construção do Brasil", destacou.

A partir do golpe que retirou do poder Dilma Rousseff, os governos Temer e Bolsonaro promoveram um desmonte na estatal, com efeitos no Rio Grande do Norte. A Petrobras chegou a representar 40% do PIB do Estado. A saída dela do território potiguar impactou diretamente na economia.

O pai do pré-sal também defendeu que Lula, caso eleito, torne nulas as decisões de Temer e Bolsonaro relacionadas a Petrobras:

"Um presidente tem vários poderes: decreto, medidas provisórias anulando as leis… Esses caras que deram o golpe fizeram uma emenda que mudou a constituição em 24 horas. Eles viraram a mesa e nós precisamos desvirar", disse.

Foto: Ian Rassari

Retomada da soberania

Para Natália Bonavides, não haverá retomada da soberania nacional sem a defesa da Petrobras. A deputada federal lembrou que suas origens estão relacionadas à estatal brasileira. O pai da parlamentar é funcionário da Petrobras e foi transferido de Fortaleza para Natal.

"Por isso nasci aqui e por isso posso representar meu Estado como deputada. Cresci vendo meu pai e os colegas dele orgulhosos de trabalhar na empresa, mas não entendia. Depois é que fui ver que não era sobre petróleo, mas sobre soberania. Não era energia, mas sobre uma empresa estratégica; não era por uma categoria só, mas sobre a própria soberania do Brasil", disse.

A candidata à reeleição pelo PT afirmou que "o que está em jogo agora passa pelo período eleitoral, derrotar Bolsonaro e eleger Lula de novo". E convocou petroleiros e a sociedade para lutar, com Lula e Fátima, a trazer a Petrobras de volta para o Rio Grande do Norte.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.