No Nordeste, até prefeitos do partido de Bolsonaro vão votar em Lula
Natal, RN 29 de mar 2024

No Nordeste, até prefeitos do partido de Bolsonaro vão votar em Lula

27 de agosto de 2022
5min
No Nordeste, até prefeitos do partido de Bolsonaro vão votar em Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro tem 142 prefeitos no Nordeste. Desses, alguns descartam completamente a orientação do partido de extrema direita e apoiam a candidatura de Lula (PT). O jornal Folha de São Paulo deste sábado (27) mostra que pelo menos 20 prefeitos do PL na região declaram apoio a Lula, principal adversário de Bolsonaro e que lidera, com folga, todas as pesquisas eleitorais no Nordeste.

A matéria traz declaração de prefeitos como o de Dom Basílio (BA), Roberval Galego (PL), que apoia o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), o candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) e vota em Lula (PT).

Roberval administra a pequena cidade de 12 mil habitantes no sudoeste da Bahia e o texto mostra que ele não está sozinho. A reportagem afirma que os prefeitos das cidades vizinhas Maetinga e Presidente Jânio Quadros - também do PL - aderiram ao petista.

O movimento dos prefeitos acontece na esteira da alta popularidade de Lula no Nordeste, que concentra 27% do eleitorado brasileiro. Como mostrou a última pesquisa Datafolha, o petista lidera a corrida presidencial entre eleitores da região com 57% das intenções de voto, ante 24% de Bolsonaro.

O que dizem os prefeitos do PL que apoiam Lula

Prefeito de Cocos (BA)
A cidade no oeste baiano que tem o agronegócio como principal atividade, Marcelo Emerenciano (PL) diz que decidiu apoiar Lula e Jerônimo Rodrigues devido à relação que alimentou nos últimos anos com o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner.

"A política é construída com relações profissionais, pessoais e principalmente por fidelidade. Não tinha outro caminho a seguir." Ele diz que também tem uma relação muito boa com os dirigentes do seu partido (PL) e que não tem planos de deixar a legenda.

Prefeito de Presidente Jânio Quadros (BA)
Lélio Júnior afirma que seu apoio ao PT é uma espécie de gratidão aos recursos estaduais investidos na cidade. "Não é que eu ache Lula melhor. A gente faz parte do time de Lula. Mas deixo meus eleitores à vontade para votar em quem eles quiserem."

Lélio também diz se sentir à vontade no PL, partido ao qual já era filiado quando passou a abrigar Bolsonaro: "O presidente chegou depois. Gosto do partido e não pretendo me desfiliar".

Prefeito de Dom Basílio (BA)
Em Dom Basílio, o prefeito Roberval Galego (PL) também diz que pesou na sua decisão os recursos enviados pelo governador Rui Costa. A cidade tem 12 mil habitantes e vive da agricultura familiar. Assim, depende de recursos de convênios e parcerias para fazer investimentos.

"Como prefeito de um município pequeno de interior, posso afirmar que o investimento do governo federal no meu município é zero. Nossa cidade foi desprezada por Bolsonaro", afirma o prefeito, citando projetos de saneamento básico e educação que não tiveram recursos para sair do papel.

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho (PE)

Keko do Armazém (PL) também vai apoiar o petista. "Pernambuco cresceu muito na gestão de Lula, assim como o Cabo. Foi no governo dele que o Porto de Suape teve grande desenvolvimento. A minha cidade era uma das que mais cresciam em Pernambuco", disse Keko, citando o complexo portuário localizado entre o Cabo e Ipojuca, no litoral pernambucano.

Prefeito na PB (Não quis declarar voto publicamente)
Um prefeito do PL de uma pequena cidade do interior da Paraíba conversou com a Folha em reserva, por temer retaliações partidárias. A justificativa para apoiar Lula, disse ele, são os investimentos do governo do petista, entre 2003 e 2010, no Nordeste. Além disso, afirmou sentir uma maioria pró-Lula na cidade.

Para esse gestor municipal, um dos pontos frágeis do governo Bolsonaro é a assistência às camadas mais pobres. O prefeito avaliou que o reajuste do Auxílio Brasil para R$ 600 às portas da eleição e com validade apenas até dezembro pode não trazer dividendos eleitorais suficientes na busca pela reeleição.

Procurado, o diretório nacional do PL não quis se pronunciar sobre o assunto.

Prefeitos do PL no Nordeste evitam postar fotos com Bolsonaro

Dentre os demais líderes municipais do PL que se coligam com o PT nos estados, "a maioria destaca seus apoios a candidatos a deputado, senador e governador, mas evitam se pronunciar quanto à corrida pelo Palácio do Planalto nas redes sociais", destaca o texto da Folha.

O levantamento da Folha mostra que apenas três prefeitos do PL citaram ou publicaram fotos de Bolsonaro em suas redes: Jânio Natal, de Porto Seguro (BA), Irmão Naldo, de Galinhos (RN), e Maciel Gomes, de Senador Elói de Souza (RN).

O texto cita casos no RN, quando aponta que há casos de prefeitos do PL que apoiam candidatos do PT para governos estaduais, mas não fazem menção direta a Lula nas redes sociais. "Em Assu (RN), o prefeito Doutor Gustavo apoia a reeleição de Fátima Bezerra (PT), sem mencionar apoio explícito a Lula". Os repórteres citam, também, o prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota, apoia Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Ceará e Camilo Santana (PT) para o Senado.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.