Em novo áudio, ex-prefeito confirma que recebeu caminhão de Rogério Marinho e critica professores contrários aos seus candidatos: “são a favor do demônio”
Natal, RN 29 de mar 2024

Em novo áudio, ex-prefeito confirma que recebeu caminhão de Rogério Marinho e critica professores contrários aos seus candidatos: “são a favor do demônio”

16 de setembro de 2022
5min
Em novo áudio, ex-prefeito confirma que recebeu caminhão de Rogério Marinho e critica professores contrários aos seus candidatos: “são a favor do demônio”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-prefeito de Rafael Godeiro, Dr. Abel Filho, aparece em novo áudio confirmando que o caminhão de lixo recebido pelo município teve a intermediação do ex-ministro Rogério Marinho (PL), atualmente candidato a senador, mesmo sem o município atender os requisitos para ganhar o veículo. 

O compactador de lixo faz parte de uma frota comprada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), estatal que foi comandada por Marinho durante sua passagem pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, para ser distribuída a aliados políticos. 

Rafael Godeiro possui 3.214 habitantes, de acordo com a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021. Já caminhões deste porte são normalmente enviados apenas para cidades acima de 17 mil habitantes. Segundo especialistas em gestão de resíduos ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, a compra de máquinas potentes para cidades pequenas como Rafael Godeiro não é recomendada porque os equipamentos são caros, necessitam de funcionários preparados para usá-los e possuem um alto custo de manutenção, feito somente em oficinas especializadas. Ao jornal, o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro disse que os compactadores de lixo em cidades com menos de 17 mil habitantes é “desaconselhado sob a ótica financeira”.

A agência Saiba Mais entrou em contato com Abel Filho por telefone. Confirmando ser ele próprio, a reportagem o questionou sobre o recebimento do caminhão de lixo, como o município conseguiu e citou a posição do TCE/RJ. A ligação foi encerrada. A reportagem tentou ligar mais uma e não teve resposta. Também entramos em contato por mensagem no Whatsapp se colocando à disposição para ouvir o ex-prefeito, e a mensagem não foi entregue. O espaço segue aberto. 

Na mesma gravação, Abel Filho defende Marinho, o presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato a governador Fábio Dantas (SD) e diz que professores do município que são contrários aos candidatos “são a favor do demônio” e ameaça: “vocês vão levar bomba”.

Confira a transcrição:

Eu quero aqui dizer ao grupo a importância do senador Rogério Marinho. Tanto Ludmila quanto eu, tínhamos um sonho, como também é um sonho de qualquer prefeito do Rio Grande do Norte. Conseguir um carro compactador de lixo para o nosso município. Isso ocorreu agora. O carro já está aqui. A gente está resolvendo os outros detalhes pra ele começar no início de outubro a recolher o lixo do nosso município. E quem conseguiu esse carro de lixo? O senador Rogério Marinho, minha gente. Um carro que custa praticamente R$ 400 mil reais. A prefeitura jamais tem condição de conseguir um carro desse. Esses carros só vêm pra municípios com mais de 17 mil habitantes. Mas o senador Rogério Marinho vendo a nossa vontade, o nosso desejo. ele anteriormente, muito antes da eleição, de começar o período eleitoral, ele viabilizou e o carro está aqui no município. Qual é a de vocês então? Qual é a de vocês professores da escola estadual, municipal, de Rafael Godeiro, fazendo campanha contra um homem desse? Qual é a de vocês, que foi aprovado o piso pelo presidente Bolsonaro e vocês fazendo campanha orientando os jovens a votar contra o certo. Vão tomar [inaudível], vão cuidar da vida de vocês, pelo menos, pelo menos da vida de vocês, mas não atrapalha os demais eleitores do município. Está na hora desses professores da escola municipal, a gente dá um basta neles. Vamos enfrentar esses professores que são contra o presidente e vamos enfrentar os professores que são contra o senador Rogério Marinho, que são contra o governador Fábio Dantas. Porque a professora Fátima nunca resolveu nada dessa escola. Nunca, nunca, nunca, nunca. E vocês vão ficar babando ela por quê? Porque sabe o quê? Ela está derrotada. E vocês podem se aquietarem [sic] que a derrota vai ser grande, viu? Pode ficar derrotada, e a vitória do povo sabe como é? É com bomba, viu? Vocês vão levar bomba, viu? Vocês que são professores que não reconhecem o que o presidente Bolsonaro fez, está fazendo e vai fazer. E o que Rogério Magno fez, está fazendo vai fazer. E o que o governador Fábio Dantas vai fazer. Se preparem, professores. Principalmente os que são petistas comunistas. O comunismo quer destruir o mundo. O comunismo é o demônio. É o demônio. E por que vocês são a favor do demônio? Pois nós somos a favor de Deus. Tchau e benção a esses professores comunistas de Rafael Godeiro.

Ouça o áudio completo:

Saiba mais

Voto de cabresto: Ex-prefeito no interior do RN usa câncer, sugere compra de votos e ameaça quem não votar em Bolsonaro, Fábio Dantas e Rogério Marinho

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.