Agência Saiba Mais transmite sabatina com candidatos ao Senado em parceria com Jornal Lab, projeto da UFRN
Natal, RN 28 de mar 2024

Agência Saiba Mais transmite sabatina com candidatos ao Senado em parceria com Jornal Lab, projeto da UFRN

20 de setembro de 2022
3min
Agência Saiba Mais transmite sabatina com candidatos ao Senado em parceria com Jornal Lab, projeto da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A agência Saiba Mais transmite, a partir desta quinta-feira (22), sabatinas com pelo menos cinco dos 10 candidatos ao Senado Federal do Rio Grande do Norte. As entrevistas serão transmitidas pelo canal da agência Saiba Mais no YouTube e terão a mediação da jornalista Mirella Lopes. A iniciativa é uma parceria com o Jornal Lab, projeto da disciplina Laboratório de Audiovisual, do Departamento de Comunicação Social (Decom) da UFRN, ministrada pela professora Valquíria Kneipp.

Todos os candidatos foram chamados. Rafael Motta (PSB), Dário Barbosa (PSTU), Geraldo Pinho (PODE), Marcos do MLB (UP) e Veterinária Shirlei Medeiros (DC) sinalizaram positivamente. Cada entrevista terá 30 minutos com tempo livre para que os sabatinados falem. Além da mediadora, quatro alunos participarão de cada entrevista e poderão fazer perguntas. 

“Em paralelo a isso, como só tem quatro alunos entrevistando, a gente tem uma equipe de checadores que vai estar checando o conteúdo que eles estão falando. A ideia é a gente depois publicar essas checagens dentro do site da disciplina”, explica Kneipp.

Rogério Marinho (PL) recusou por falta de agenda, e Marcelo Guerreiro (PRTB) não aceitou por discordância com o formato da entrevista, que terá checagem de fatos feita pelos estudantes. Os candidatos Freitas Jr. (PSOL)  e Pastor Silvestre (PMN) não responderam ao convite. Carlos Eduardo (PDT) demonstrou interesse, mas aguarda definição de detalhes para a confirmação. 

Segundo a docente, os alunos “se assustaram no começo”, mas a oportunidade deve permitir o jornalismo na “realidade”. “A ideia é colocar eles numa situação de jornalismo real, que eles vão ter que enfrentar mais cedo ou mais tarde. Às vezes o aluno vem pra disciplina e ele fica o semestre todo para escrever uma única matéria, e aqui não. A gente dividiu a classe, as pautas já foram feitas, tem uma outra equipe fazendo roteiro, selecionando as perguntas, tem uma equipe que está criando toda a identidade visual do projeto”, comenta.

O Jornal Lab nasceu no semestre anterior da disciplina, em 2022.1, e agora ganha mais importância com as eleições, com “toda essa estrutura que o jornalismo precisa ter para ter visibilidade hoje em dia”, diz Valquíria. “Então o objetivo é colocar os alunos numa situação de realidade mesmo”.

Confira o cronograma e os horários de cada sabatina:

Rafael Motta (PSB) - 22 de setembro, às 15h

Dário Barbosa (PSTU) - 22 de setembro, às 16h

Geraldo Pinho (PODE) 23 de setembro, às 15h

Marcos do MLB (UP) - 23 de setembro, às 16h

Veterinária Shirlei Medeiros (DC) - 23 de setembro, às 17h

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.