De 20 prefeitos do partido de Bolsonaro no RN, apenas 2 declaram apoio ao presidente e 11 estão com Fátima
Natal, RN 23 de abr 2024

De 20 prefeitos do partido de Bolsonaro no RN, apenas 2 declaram apoio ao presidente e 11 estão com Fátima

6 de setembro de 2022
7min
De 20 prefeitos do partido de Bolsonaro no RN, apenas 2 declaram apoio ao presidente e 11 estão com Fátima

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Embora o Partido Liberal (PL) seja a legenda oficial do presidente Jair Bolsonaro, os prefeitos da sigla no Rio Grande do Norte evitam se envolver na campanha nacional e centram seus apoios nas disputas regionais. No Estado, o partido comanda a Prefeitura de 20 cidades e em apenas duas delas os prefeitos deixam explícito seu apoio ao colega de partido e presidente. Já com a governadora Fátima Bezerra (PT) a situação é diferente. Embora PT e PL sejam rivais nacionalmente, mais da metade do partido —  prefeitos — deixa claro o voto na petista para a reeleição.

Em levantamento feito pela agência Saiba Mais com base nas redes sociais dos 20 prefeitos do PL, os únicos chefes do Executivo a apoiarem Bolsonaro abertamente são o prefeito de Galinhos, Irmão Naldo, e da cidade de Senador Elói de Souza, Maciel Gomes, ambas cidades de pequeno porte. A lista dos prefeitos foi cedida à agência pelo próprio partido. Galinhos possui apenas 2.903 moradores de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, enquanto a população estimada de Senador Elói de Souza é de 6.167 habitantes.

O Rio Grande do Norte é um dos estados em que o presidente Bolsonaro naufraga nas intenções de voto para as eleições de 2022. Na pesquisa Ipec (ex-Ibope) lançada em 22 de agosto, o ex-presidente Lula aparecia com 59% de intenção de voto entre os potiguares.

Para o governo do RN, o cenário também foi favorável ao PT. Na mesma pesquisa, Fátima surgiu com 46% da intenção dos eleitores. Fábio Dantas (Solidariedade), que é o candidato oficial de Bolsonaro no Estado e está em coligação com o PL, registrou somente 9% e ficou em terceiro lugar. 

Salomão Gomes (de vermelho), chefe do Executivo de Felipe Guerra, em comício com a governadora | Foto: reprodução

Os números podem ajudar a explicar o porquê de tantos prefeitos do mesmo partido de Bolsonaro se calarem sobre o apoio ao presidente, enquanto 11 falam abertamente em voto em Fátima. Dos 20 prefeitos mapeados pela Agência Saiba Mais, entretanto, nenhum declarou apoio aberto ao ex-presidente Lula, atual líder nas pesquisas.

Um dos dois bolsonaristas do PL no RN, Irmão Naldo, de Galinhos, ainda deixou claro seu alinhamento com outros nomes de relevância da direita local, como o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, atualmente concorrente ao Senado, e ao governadorável Fábio Dantas.

Entre os chefes do Executivo, um nome em alta é o do presidente estadual do PL, o deputado federal e concorrente à reeleição, João Maia. Ele concentra o apoio de pelo menos 15 dos 20 prefeitos, inclusive de Naldo. Gomes, de Senador Elói de Souza, é outro que fechou seus votos dentro da própria chapa, com apoio a Maia, Marinho, Dantas e Bolsonaro. 

Outra dobradinha comum é a que reúne Fátima para governadora, João Maia para deputado federal e Rogério Marinho para senador. Pelo menos sete prefeitos eleitores de Fátima estão junto com os dois correligionários do PL. Há ainda um prefeito que está com duas petistas para as eleições: Renan Mendonça, de Upanema, está fazendo campanha também para a deputada estadual Isolda Dantas (PT). A base política de Isolda é em Mossoró, cidade a cerca de 50km do município de Mendonça.

Prefeito de Riacho de Santana, Dr. Cássio (PL), recebeu Fátima nesta terça (6) | Foto: reprodução 

Mendonça elencou nas redes sociais uma série de medidas trazidas pela governadora ao município, como reforma de escolas, calçamento, asfaltamento e conclusão de outros serviços. Ele elogiou a petista pela “capacidade de investimento”.

“O resgate da confiança do servidor e a retomada cada vez maior da capacidade de investimento do executivo estadual são fatores que denotam a importância de se renovar o mandato da nossa governadora”, afirmou.

Já Nira, de Goianinha, lamentou o baixo número de mulheres na política, mas depositou esperança no crescimento dos números. “Um exemplo é a nossa governadora @fatimabezerra13 , única mulher eleita no pleito de 2018 para governar, entre Estados os brasileiros e o Distrito Federal”.

Além disso, a prefeitura aproveitou para elogiar o trabalho da petista em favor de Goianinha. “Entre as ações que contam com seu apoio, destaco a parceria para manutenção das atividades do Hospital Municipal; a reurbanização da Lagoa da Cangaíba, prevista para iniciar em breve; e pavimentação de diversas ruas da cidade”, informou, para justificar seu apoio.

Nira, prefeita de Goaninha e do partido de Bolsonaro, publicou card de apoio à atual governadora | Foto: reprodução

Já nesta terça-feira (6), Dr. Cássio, de Riacho de Santana, recebeu a coligação da governadora no município. Caminhando junto com Fátima em uma série de registros, ele afirmou que o apoio é um “reconhecimento e firmeza por quem trabalha por Riacho de Santana”. 

Os únicos a não declarar nenhum voto nas redes sociais são Simone Silva, do município de Japi, e Ivanildinho, de Timbaúba dos Batistas. A prefeita Simone utiliza as redes de modo particular e possui poucas registros. Já Ivanildinho divulga ações da sua gestão, fotos com a família e não publicou até o momento nada sobre as eleições. Outros seis prefeitos estão em campanha publicamente apenas para candidaturas proporcionais, como candidatos a deputado estadual ou federal. Há ainda o caso de Dr. Cleiton, de Venha-Ver, que não declarou apoio a presidente e, no RN, está com Fábio Dantas (SD).

Prefeitos do PL que declaram apoio a Fátima (PT):

André Rodrigues - Monte Alegre

Dr. Cassio - Riacho de Santana

Dr. Gustavo - Assú

Emidio Jr. - Macaíba

Genilson Maia - São Fernando

João Paulo Lopes - Lagoa D’Anta

Nira - Goianinha

Renan Mendonça - Upanema

Reno Marinho - São Rafael

Salomão Gomes - Felipe Guerra

Valderedo - Ipanguaçu

Prefeitos do PL que declaram apoio aberto a Jair Bolsonaro (PL):

Irmão Naldo - Galinhos

Maciel Gomes - Senador Elói de Souza

Prefeitos do PL que não declararam nenhum apoio a governador ou presidente:

Bibiano - Serra do Mel

Inácio Macêdo - Tenente Laurentino Cruz

Ivanildinho - Timbaúba dos Batistas

Samuel Couto - Ouro Branco

Shirley Targino - Messias Targino 

Simone Silva - Japi

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.