+ Notícias

Defesa Civil nacional reconhece estado de emergência em mais quatro municípios do RN por causa da seca

Dos 43 açudes e reservatórios do Estado, 32 estão secos ou em volume morto

Por causa do período de estiagem, Caraúbas, Monte das Gameleiras, Rodolfo Fernandes e São Tomé, todas cidades no interior do Rio Grande do Norte, tiveram a situação de emergência reconhecida em decorrência de desastres naturais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quinta (22), não traz informações sobre os repasses que serão feitos aos municípios.

O reconhecimento permite que os municípios recebam auxílio financeiro do Governo Federal para desenvolver ações de defesa civil. Nesta quarta (21), o município de Brejinho já havia sido contemplado com a medida. A cidade vai receber R$ 119 mil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Reservatórios

O Rio grande do Norte possui dez reservatórios com capacidade abaixo dos 10%: Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,34%;  Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,39%; Caldeirão de Parelhas, localizado em Parelhas, com 3,9%; Itans, localizado em Caicó, com 5,47%; Japi II, localizado em São José do Campestre, com 5,9%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, com 7,39%; Marechal Dutra (Gargalheiras), localizado em Acari, com 7,39%; Boqueirão de Parelhas, localizado em Parelhas, com 7,89%; e Tourão, localizado em Patu, com 9,2%.

O levantamento foi realizado no último dia 13, pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn). Em 2021, 5 reservatórios monitorados pelo Igarn já estavam com volumes inferiores aos 10% da sua capacidade.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo