O movimento “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!” chega ao Rio Grande do Norte pela quinta vez no próximo sábado (17), quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. Em Natal, ocorrerá a limpeza de toda a orla do município, de Ponta Negra à Redinha.
Essas praias serão os principais alvos da campanha, mas a ação se estende por toda a cidade. A concentração está marcada para as 8h30, na Praia da Redinha. Até as 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema é parceiro do Instituto Cidade Limpa e participará do evento, que conta com o apoio do poder público e da iniciativa privada, reunindo centenas de voluntários que atuam em diversos pontos da capital, litoral e espaços públicos.
O trabalho será feito, simultaneamente, em todo o Rio Grande do Norte. A equipe da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA/Idema) mobilizou os Comitês Municipais de Educação Ambiental para participarem, através da realização de mutirões de limpeza, em suas localidades e sensibilizando a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos.
Ao longo de toda a orla marítima serão 10 pontos de concentração com aproximadamente 1.500 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários e profissionais liberais.
A partir das 14h, a iniciativa será realizada nos seguintes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
Dia Mundial da Limpeza
Ou World Cleanup Day surgiu em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento. O sucesso da ação se espalhou pelo mundo e já são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.