A menos de três semanas para o primeiro turno das eleições, o candidato a governador de Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, Fábio Dantas (SD), “subiu” de vez na garupa do presidente e deve participar de motociata bolsonarista marcada para esta quarta-feira (14), em uma agenda de campanha de Bolsonaro no Estado.
O presidente estará no Rio Grande do Norte acompanhado da primeira-dama Michelle, e deve participar de motociata, carreata e comício junto com o candidato a senador Rogério Marinho (PL) e do próprio Dantas.
O encontro dos dois marca uma mudança de postura de Fábio em relação ao presidente. O chefe do Planalto já veio ao RN quatro vezes somente em 2022, e não contou com a presença de nenhum dos principais candidatos ao governo estadual. A última visita foi em 16 de julho, quando participou da “Marcha com Jesus pela Liberdade”. Na ocasião, Fábio Dantas alegou estar com Covid-19.
Com postura ambígua, o candidato buscava não se ligar totalmente ao presidente, mesmo integrando a chapa oficial do bolsonarismo. Em entrevista à Rádio Rural de Mossoró no final de abril, ainda quando era pré-candidato, ele afirmou: “Eu vou votar em Bolsonaro, mas não farei a campanha presidencial. Vou fazer campanha contra o Governo Fátima”.
Até o período anterior às convenções eleitorais, Fábio aparecia em segundo colocado nas pesquisas, atrás da governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT). Na sua cola, já via o senador Styvenson Valentim (PODE), que fez mistério para oficializar a candidatura ao governo até o último dia do prazo para homologação das candidaturas.

Já com o nome do senador confirmado, Fábio caiu de vez para o terceiro lugar. Nas duas pesquisas Ipec (antigo Ibope) divulgadas no RN, Fátima subiu três pontos percentuais, passando de 46 para 49. Styvenson evoluiu de 15% para 20%, enquanto Fábio Dantas foi de 9% para 1%. O último levantamento foi divulgado na sexta-feira (9).
Agora, Fábio Dantas tenta colar sua imagem cada vez mais à do presidente em busca de subir das pesquisas e reverter a estagnação. Na última quarta-feira (7), feriado da Independência da República, o candidato compareceu a um ato de bolsonaristas em Natal, trajando uma camisa da Seleção Brasileira personalizada com seu nome e o número do seu partido.
Nas redes sociais, a mudança de postura também é clara, misturando publicações críticas ao PT, montagens ao lado de Jair Bolsonaro e propostas de campanha. Nesta segunda (12), ele convocou abertamente seus eleitores para participar da motociata da semana. “Convidamos a todos os Norte Rio Grandenses a estarem conosco recepcionando o Presidente @jairmessiasbolsonaro, juntamente com nosso futuro senador @rogerio.smarinho”, disse na legenda.