CULTURA

Morre artista currais-novense João Antônio de Medeiros Neto, criador do boneco de Lula

O artista visual seridoense João Antônio de Medeiros Neto, morreu aos 59 anos de idade, em decorrência de pneumonia, nesta terça-feira (6), no município de Currais Novos. Ativista cultural, militante político e arte-educador, João Antônio foi responsável pelo boneco gigante de Lula, que desde 2019 ganha as ruas de Natal em manifestações.

A obra é inspirada nos tradicionais bonecos de Olinda, a exemplo de outras produções do artista, que também criava histórias em quadrinhos, telas, pinturas e esculturas.

João foi o criador do Espaço Avoante de Cultura, em Currais Novos, dedicado a atividades das artes cênica; foi gestor da Fundação cultural José Bezerra Gomes e manteve um ateliê em casa para aulas de artes.

Detalhe da galeria do ateliê do artista | Foto: Kelline Lima

João Antônio começou a produzir em 1980, quando resolveu comprar material de pintura para se expressar pela arte. Seus dois primeiros quadros, com tinta a óleo, já a tinham engajamento social, um fazia referência à ecologia e o outro à comunidade quilombola “Negros do riacho”, localizada a 12 quilômetros da cidade de Currais Novos.

Teve as primeiras aulas de artes na ETFRN (atual IFRN), com o professor Francisco Farias de Carvalho Batista, e depois cursou Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se interessou por diversas linguagens e estilos e anos mais tarde estudou também Letras.

A Fundação José Augusto emitiu nota prestando “homenagens a este artista que transformou as artes do nosso querido Seridó”.

O corpo de João Antônio foi velado na Casa de Cultura de Currais Novos durante a tarde, com participação da Banda Filarmônica do município, e o sepultamento ocorreu no cemitério Nossa Senhora de Fátima.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais