Museu Câmara Cascudo estreia novas exposições no final de semana
Natal, RN 29 de mar 2024

Museu Câmara Cascudo estreia novas exposições no final de semana

23 de setembro de 2022
4min
Museu Câmara Cascudo estreia novas exposições no final de semana

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Museu Câmara Cascudo (MCC) vai estrear uma série de novidades durante o final de semana. São exposições, instalações temáticas e a revitalização da área verde do Parque do Museu. O lançamento das novas atrações acontece dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus, evento nacional realizado por todo o país, este ano com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”.

A partir de sábado, o público terá acesso a uma nova exposição sobre Luzia Dantas, escultora potiguar falecida em fevereiro, e, que vai destacar a obra da artista preservada no acervo do MCC. São 25 peças, talhadas em Imburana com temáticas sacras e profanas, com trabalhos que representam a devoção católica, além do cotidiano do sertanejo, em uma das mais antigas coleções do museu, iniciada ainda nos anos 60, com o reconhecimento da sua arte por Veríssimo de Melo e Câmara Cascudo. A exposição conta com o apoio do Sesi-RN.

No mesmo dia, será liberada a visitação dos cata-ventos figurados do artista Zé de China, considerado o mestre da arte popular em movimento. As peças chegam ao MCC em uma parceria com o Centro de Educação da UFRN e a Prefeitura de Major Sales (RN) e inclui uma estátua em tamanho natural de Luís da Câmara Cascudo sustentado por sua obra intelectual. O folclorista foi um dos fundadores do Instituto de Antropologia, primeira instituição de pesquisa científica do RN e precursora do MCC. A instalação é fruto da parceria com a Caurn e o Sicoob.

O público também poderá ter acesso às novas instalações no Parque do Museu, incluindo a sinalização botânica de quarenta espécies de plantas presentes na área verde, um orquidário com espécies nativas da região, além de um viveiro de mudas, todas ações coordenadas pelo Setor de Estudos Ambientais do MCC.

As atividades da 16ª Primavera dos Museus seguem até o domingo (25) com atividades como visitas temáticas às exposições, oficinas e feirinha de fotografia do 2º Festival DaFoto!, sessões do Planetário da UFRN Barca dos Céus, atrações musicais como a Nação Zamberacatu, a banda Canto Livre e a Orquestra da Ilha de Música, além do Sarau Insurgênicas Poéticas. A programação conta aínda com rodas de conversa sobre sustentabilidade, distribuição de mudas e uma feirinha de primavera. No domingo, a programação termina com a apresentação de teatro de mamulengos para crianças com Julhin de Tia Lica.

Outra novidade é que o horário de visitação foi ampliado durante esta semana. Até esta sexta-feira (23), os visitantes podem entrar no MCC das 8h30 às 20h30; no sábado, das 8h30 às 20h. No domingo, as visitas acontecem das 13h30 às 18h. A programação completa e atualizada está disponível no site www.mcc.ufrn.br ou pelo instagram @mccufrn.

Confira a programação do fim de semana no Museu Câmara Cascudo:

Sexta-feira (23), às 19h
Cultura
Sarau Insurgências Poéticas
Felipe Nunes, Marina Rabelo, Rozeane Oliveira e Thiago Medeiros trazem muita arte e sensibilidade ao MCC com o Sarau Insurgências Poéticas – especial para reiniciar o mundo: poesia. A banda Canto Livre encerra a noite com samba e coco.
Local: Parque do Museu

Sábado (24), às 9h30
Sustentabilidade
Saberes Sustentáveis
Roda de conversa, oficina e distribuição de mudas de plantas medicinais, hortaliças e PANCs na horta do Parque do Museu, com degustação de chás.
Local: Parque do Museu

Sábado (24), às 11h
Cultura
Orquestra Ilha de Música
Formada por 30 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos, a orquestra do projeto Ilha de Música faz um concerto ao ar livre com músicas infantis e clássicos da MPB.
Local: Parque do Museu

Sábado (24), das 9h às 17h30, e domingo (25), das 14h às 17h30
Sustentabilidade
Feirinha da Primavera
Para celebrar a chegada da Primavera, o Parque do Museu receberá uma pequena feirinha com plantas carnívoras, ornamentais, cactos e suculentas.
Local: Parque do Museu

Domingo (25), às 16h
Infantil
Julhin de Tia Lica
O MCC recebe o multiartista e bonequeiro Julhin de Tia Lica para uma apresentação da tradicional arte potiguar do Teatro de João Redondo, patrimônio cultural brasileiro, em evento voltado ao público infantil.
Local: Parque do Museu

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.