Nas comemorações de 45 anos, Cooperativa Cultural lança livro de jornalista sobre pandemia
Natal, RN 25 de abr 2024

Nas comemorações de 45 anos, Cooperativa Cultural lança livro de jornalista sobre pandemia

19 de setembro de 2022
4min
Nas comemorações de 45 anos, Cooperativa Cultural lança livro de jornalista sobre pandemia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“O Pôr do Sol da Pandemia em Fotos – Brasil 2020” (Viseu, 2021) traz uma narrativa pessoal, profunda e reveladora do autor, o jornalista Casciano Vidal, sobre os reflexos dos sentimentos de quem viveu os momentos difíceis da maior crise sanitária dos últimos tempos. O jornalista receberá amigos e admiradores para uma sessão de autógrafos nesta terça-feira (20), às 16h, na Livraria Cooperativa Cultural, no Centro de Convivência da UFRN. O livro traz o registro do pôr do sol em 103 fotografias, captadas em 103 dias consecutivos, durante o período de quarentena do autor. O evento faz parte das comemorações pelos 45 anos da Cooperativa, completados neste mês de setembro.

Casciano Vidal é jornalista com mais de 40 anos de experiência em comunicação e atuação em diversos veículos (TV, rádio, revista, jornal impresso, agências, dentre outros). No livro, ele relata as inquietações frente ao cenário turbulento que se instalou em 2020, com a chegada da pandemia ao Brasil. “Como a grande maioria das pessoas, eu tive medo de pegar covid e morrer. Esse medo foi muito forte nos primeiros dias de distanciamento social e, morando sozinho, descobri que precisava fazer alguma coisa no dia a dia para sobreviver. Comecei, então, a fotografar o pôr do sol. Vivi uma série de emoções, com altos e baixos – às vezes acreditando na vida, com esperança e fé, e às vezes desesperado, ansioso, quase em pânico. Comecei a olhar o sol e a orar para aquietar o meu espírito”, revela Casciano, ao falar da motivação para a criação do livro.

Acostumado à escrita, o autor confessa que, por tratar-se de uma autobiografia “O Pôr do Sol da Pandemia em Fotos” lhe trouxe um enredo peculiar, onde ele se situa como notícia ao falar das próprias emoções, diferentemente do que está acostumado a vivenciar na rotina da profissão. “Mas isso só aconteceu para que eu, enquanto jornalista pudesse testemunhar algo que estava acontecendo no mundo inteiro”, afirma. O processo de criação, de acordo com Casciano, não se restringiu apenas à produção dos registros em fotografia ou aos relatos que ele imprime à obra, mas, também, a uma mudança de vida e autocuidado.

“Passei a administrar melhor minha alimentação, com a inserção de leguminosas, temperos e hortaliças no cardápio diário. Foi uma viagem profunda, muito mais no sentido humano. No final das descrições dos dramas pessoais, faço um relato sobre as práticas das virtudes do homem, porque, ao segui-las, poderemos ser bem melhores do que somos”, opina.

Cooperativa será ponto de encontro para sessão de autógrafos

Nesta terça-feira (20), Casciano José Vidal vai reunir amigos e admiradores para uma sessão de autógrafos na Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN. O livro convida o leito a acompanhar alguns relatos de temores e, sobretudo, de esperança, como o autor faz questão de destacar. “São reflexões sobre as oportunidades que a vida nos dá de enxergar tudo de outro modo”, pontua o jornalista.

O evento desta terça ocorrerá às 16h. Além de um excelente acervo bibliográfico nas áreas das ciências, artes, música e literatura em geral, a ‘Livraria do Campus’, como é conhecida a Cooperativa, cultiva com destaque a finalidade indispensável de promoção e divulgação de conhecimento em sua forma mais diversa, por meio do livro.

Serviço:
O que: lançamento do livro “O Pôr do Sol da Pandemia em Fotos – Brasil 2020”
Quando: terça-feira (20), às 16h
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.