DEMOCRACIA

Nova newsletter da Ajor, ‘Brasis’ traz uma curadoria diária de notícias pelas lentes do jornalismo digital brasileiro

Na semana em que alcança a marca de 100 organizações associadas, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) lança sua primeira newsletter aberta de curadoria de notícias: a ‘Brasis’. O produto surgiu pelo desejo de dar mais visibilidade ao conteúdo produzido pelas iniciativas de jornalismo digital espalhadas por todo o país. A primeira edição estreou nesta quinta, 1º de setembro.

A partir da produção de veículos de diferentes regiões, linhas editoriais e formatos, sempre de iniciativas associadas à Ajor, a Brasis oferece uma leitura mais abrangente do Brasil, complementando a pauta estabelecida por veículos tradicionais, trazendo ao leitor perspectivas inovadoras do noticiário e contando histórias de grande impacto local.

A newsletter será disparada pela plataforma Substack. Assine: https://brasis.ajor.org.br/
“Assim como o Festival 3i, a Brasis é um complemento ao trabalho que a Ajor já está fazendo de fortalecimento de veículos diversos, locais e de nicho. O jornalismo digital brasileiro é responsável por fiscalizar poderes em regiões e comunidades sub-representadas, muitas vezes pautando a grande imprensa. Esperamos que esta newsletter contribua para um ambiente informativo mais plural no país”, afirma Natalia Viana, presidente da Ajor.

A editora responsável pela newsletter é Audrey Furlaneto, escritora e jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações, como Folha de S.Paulo e O Globo. Completa a equipe Tainah Ramos, assistente de comunicação da Ajor e que apoiará no trabalho de curadoria e montagem do material antes do envio.

“Somos diariamente bombardeados por informações que, muitas vezes, refletem a visão dos poderosos sobre o que acontece no Brasil. A Brasis chega para mostrar outras faces do jornalismo digital no país, um ecossistema que está contribuindo intimamente para o combate à desinformação e a defesa de grupos e territórios invisibilizados”, afirma Furlaneto.

Diária e gratuita, a newsletter será disparada todos os dias pela manhã, exceto em feriados e finais de semana. O produto está organizado em editoriais fixas (Política, Cultura, Meio ambiente, Outras histórias, Investigação, Podcast) e rotativas (Direitos Humanos, Raça e gênero, Checagem, Tecnologia, Esporte), que aparecem em dias alternados durante a semana.

A ideia é abranger conteúdos de diferentes áreas para que o leitor possa conhecer e se aprofundar em novos recortes temáticos. O formato da Brasis segue o padrão de outras newsletters de curadoria: de leitura rápida, o boletim traz resumos das histórias mais importantes do dia, sempre dando protagonismo às organizações responsáveis pelas investigações.

100 membros
O lançamento da Brasis faz parte das celebrações pelos primeiros 100 veículos membros da Ajor. A Associação também divulgou um novo canal interno para comunicação entre associadas e se prepara para uma edição presencial do Festival 3i, que acontece ainda este ano no Recife (PE).

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo