Nova newsletter da Ajor, ‘Brasis’ traz uma curadoria diária de notícias pelas lentes do jornalismo digital brasileiro
Natal, RN 25 de abr 2024

Nova newsletter da Ajor, ‘Brasis’ traz uma curadoria diária de notícias pelas lentes do jornalismo digital brasileiro

1 de setembro de 2022
3min
Nova newsletter da Ajor, ‘Brasis’ traz uma curadoria diária de notícias pelas lentes do jornalismo digital brasileiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na semana em que alcança a marca de 100 organizações associadas, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) lança sua primeira newsletter aberta de curadoria de notícias: a ‘Brasis’. O produto surgiu pelo desejo de dar mais visibilidade ao conteúdo produzido pelas iniciativas de jornalismo digital espalhadas por todo o país. A primeira edição estreou nesta quinta, 1º de setembro.

A partir da produção de veículos de diferentes regiões, linhas editoriais e formatos, sempre de iniciativas associadas à Ajor, a Brasis oferece uma leitura mais abrangente do Brasil, complementando a pauta estabelecida por veículos tradicionais, trazendo ao leitor perspectivas inovadoras do noticiário e contando histórias de grande impacto local.

A newsletter será disparada pela plataforma Substack. Assine: https://brasis.ajor.org.br/
“Assim como o Festival 3i, a Brasis é um complemento ao trabalho que a Ajor já está fazendo de fortalecimento de veículos diversos, locais e de nicho. O jornalismo digital brasileiro é responsável por fiscalizar poderes em regiões e comunidades sub-representadas, muitas vezes pautando a grande imprensa. Esperamos que esta newsletter contribua para um ambiente informativo mais plural no país”, afirma Natalia Viana, presidente da Ajor.

A editora responsável pela newsletter é Audrey Furlaneto, escritora e jornalista com mais de 15 anos de experiência em redações, como Folha de S.Paulo e O Globo. Completa a equipe Tainah Ramos, assistente de comunicação da Ajor e que apoiará no trabalho de curadoria e montagem do material antes do envio.

“Somos diariamente bombardeados por informações que, muitas vezes, refletem a visão dos poderosos sobre o que acontece no Brasil. A Brasis chega para mostrar outras faces do jornalismo digital no país, um ecossistema que está contribuindo intimamente para o combate à desinformação e a defesa de grupos e territórios invisibilizados”, afirma Furlaneto.

Diária e gratuita, a newsletter será disparada todos os dias pela manhã, exceto em feriados e finais de semana. O produto está organizado em editoriais fixas (Política, Cultura, Meio ambiente, Outras histórias, Investigação, Podcast) e rotativas (Direitos Humanos, Raça e gênero, Checagem, Tecnologia, Esporte), que aparecem em dias alternados durante a semana.

A ideia é abranger conteúdos de diferentes áreas para que o leitor possa conhecer e se aprofundar em novos recortes temáticos. O formato da Brasis segue o padrão de outras newsletters de curadoria: de leitura rápida, o boletim traz resumos das histórias mais importantes do dia, sempre dando protagonismo às organizações responsáveis pelas investigações.

100 membros
O lançamento da Brasis faz parte das celebrações pelos primeiros 100 veículos membros da Ajor. A Associação também divulgou um novo canal interno para comunicação entre associadas e se prepara para uma edição presencial do Festival 3i, que acontece ainda este ano no Recife (PE).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.