Pesquisa Fiern aponta vitória de Fátima no 1º turno e liderança isolada de Carlos Eduardo
Natal, RN 19 de abr 2024

Pesquisa Fiern aponta vitória de Fátima no 1º turno e liderança isolada de Carlos Eduardo

26 de setembro de 2022
7min
Pesquisa Fiern aponta vitória de Fátima no 1º turno e liderança isolada de Carlos Eduardo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) realizada à pedido da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e divulgada na manhã desta segunda (26) aponta vitória da governadora Fátima Bezerra (PT) em 1º turno e liderança isolada de Carlos Eduardo (PDT) para o Senado.

Segundo a pesquisa FIERN/Conectar, a governadora Fátima Bezerra aparece com 51% dos votos, o senador Styvenson Valentim (Podemos) vem em segundo lugar com 15% e o ex-deputado Fábio Dantas (Solidariedade) fica em terceiro, com 10%. Na sequência, a candidata Rosália Fernandes (PSTU) tem 2% das intenções de voto. Estão com 1% na pesquisa: Clorisa Linhares (PMB), Rodrigo Viera (DC), Bento (PRTB) e Daniel Morais (PSOL). Nazareno Neris não pontua. O índice de votos “branco, nulo e nenhum” fica em 13%; e “não sabe” ou “não respondeu”, 5%.

Levando em consideração as diferentes regiões do estado, também na sondagem estimulada, Fátima Bezerra se sai melhor na região Oeste, onde chega a 61% das intenções de voto. O menor percentual da governadora é em Natal, onde ela aparece com 40%.

Já os melhores percentuais de Styvenson são em Natal e nas regiões Leste e Central do estado; onde ele chega a 17% das intenções de voto. Na Região Oeste, o senador tem 10%. Fábio Dantas, por sua vez, tem 14% das intenções de voto na Região Leste do estado e em Natal; seu pior desempenho é na região Central, com 7% das intenções de voto.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea (quando o nome dos candidatos não é apresentado), a governadora Fátima Bezerra tem 37% das intenções de voto; o senador Styvenson e Fábio Dantas ficam empatados, com 7%. Clorisa Linhares é citada por 1% dos eleitores e outros nomes, por 4%. Ainda responderam “nenhum, branco e nulo”, 14%; já os que não souberam ou não quiseram responder, 31%.

Voto definido?

Dentre os entrevistados para a pesquisa, 67% disseram estar decididos sobre o voto e não vão mudar de opinião; 9% responderam que estão quase decididos, mas ainda podem mudar; 3% se sentem seguros, mas têm boa chance de mudar; e 18% não estão decididos e a escolha é apenas momentânea; já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Segundo turno

A Pesquisa FIERN/Conectar também fez a simulação de um eventual segundo turno nas eleições para o Governo do Estado. Nas simulações, foram apresentadas as possibilidades de segundos turnos com Fátima Bezerra e Capitão Styvenson e com Fátima Bezerra e Fábio Dantas.

No primeiro cenário, Fátima Bezerra tem 58% das intenções de voto contra 30% de Styvenson. As respostas “nenhum, branco e nulo” somaram 10%; e não sabe e não responderam 2%.

No segundo cenário, Fátima Bezerra também fica com 58% e Fábio Dantas com 27%. Nenhum, branco e nulo, 12%, não sabe, não respondeu, 3%.

Rejeição

Na sondagem de rejeição, o senador Styvenson Valentim é o que apresenta maior porcentagem com 28%; Fátima Bezerra aparece na sequência, com 27%; seguida por Fábio Dantas, 22%; Bento, 16%; Rosália Fernandes e Danniel Morais, 13%; Rodrigo Vieira e Nazareno Neris, 12%; e Clorisa Linhares, 11%. Os que responderam que poderiam votar em todos somam 3%; e não sabe ou não responderam, 19%.

Pesquisa eleições 2022 Fiern

O levantamento também apontou que a administração da governadora Fátima Bezerra é aprovada por 59% dos eleitores do Rio Grande do Norte e reprovada por 38%, enquanto 4% afirmam que não sabem ou preferem não responder. Durante a sondagem também foi verificado que 15%das pessoas avaliam que a administração estadual é ótima; enquanto 25% consideram boa (soma de ótima e boa em 40%); 31%, regular; 5%, ruim; 21%, péssima (26% somam ruim e péssima); e 3% não sabem ou não responderam.

SENADO

Na pesquisa estimulada para o Senado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), está com 32% das intenções de voto. O ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), tem 19%. Em seguida, o deputado Rafael Motta (PSB) aparece em terceiro lugar, com 13%.

O pastor Silvestre (PMN) fica com 3%, seguido pela veterinária Shirlei Medeiros (DC), com 2%. Com 1%, estão: Dário Barbosa (PSTU), Freitas Júnior (PSOL) e Geraldo Pinho (Podemos). Os candidatos Marcos do MLB (UP) e Marcelo Guerreiro (PRTB) não pontuaram. Ainda tiveram as respostas nenhum, brancos e nulo (18%) e os que afirmaram “não sabe” ou não responderam (11%).

Por região

Levando em consideração a distribuição geográfica, Carlos Eduardo se sai melhor em Natal, onde alcança 40% das intenções de voto. O percentual mais baixo do candidato do PDT está na região Oeste, onde fica com 27%. O melhor percentual de Rogério Marinho é na região Agreste, com 25%. Na região Leste, ele cai para 15%. Já Rafael Motta, tem melhor desempenho na região central, onde atinge 18% das intenções de voto, já o percentual mais baixo está em Natal, onde o candidato tem 7%.

Espontânea

Na sondagem espontânea para o Senado da pesquisa FIERN/Conectar, Carlos Eduardo aparece com 12% e Rogério Marinho, com 10%. Rafael Motta fica com 5% das intenções de voto. Outros nomes citados no levantamento somam 4%; nenhum, branco e nulos, 19%; enquanto “não sabe, não respondeu”, 51%.

Rejeição

Rogério Marinho é o líder de rejeição com 27% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparece Carlos Eduardo, com 24%. Rafael Motta fica com 18% de rejeição; pastor Silvestre, com 16%; Dário Barbosa, com 15%; Geraldo Pinho, com 14%; Freitas Júnior, com 12%; Marcelo Guerreiro, com 11%; Marcos do MLB, com 11%; e Veterinária Shirlei Medeiros, com 7%. Ainda responderam que poderiam votar em todos, 4% dos entrevistados; e não sabe ou não respondeu, 24%.

Pesquisa eleições 2022 Fiern

As entrevistas foram realizadas entre os dias 21 e 24 de setembro de 2022. A margem de erro máxima é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre eleitores do Rio Grande do Norte, em 50 municípios potiguares. A pesquisa foi feita pela Conectar para a FIERN, com números de registro RN-03213/2022 e BR-00546/2022.

Lula lidera com 61% no RN

Na pesquisa estimulada para a presidência da república, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 61% das intenções de voto no Rio Grande do Norte. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 22% e o ex-ministro Ciro Gomes 7%. Em seguida, aparecem as senadoras Simone Tebet (MDB), com 3%; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. “Nenhum, branco e nulo” somaram 4% das respostas e “não sabe” ou “não responderam”, 2%.

Mesmo na pesquisa espontânea, Lula mantém a liderança com 58% das intenções de voto; Jair Bolsonaro tem 21%; Ciro Gomes, 5%; e Simone Tebet, 1%. Outros nomes citados somaram 1%. Nenhum Branco e nulo, 6%; não sabe ou não responderam, 9%.

No caso de segundo turno, Lula aparece com 67% das intenções de voto e Bolsonaro com 25%, na pesquisa FIERN/Conectar. As respostas nenhum, branco e nulo somam 7%; e não sabem ou não responderam, 1%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.