O Rio Grande do Norte tem 60 casos confirmados e outros 65 suspeitos da Varíola dos Macacos, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta (15) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Do total de casos confirmados, 32 foram registrados em Natal, 13 em Parnamirim, 3 em São Gonçalo do Amarante, 3 em Extremoz, 3 em Mossoró, 1 em Doutor Severiano, 1 em Equador, 1 em Espírito Santo, 1 Goianinha, 1 em Jandaíra e 1 em Parelhas.
Segundo o boletim, já são 6.645 casos confirmados em todo o país nas 27 unidades federativas. Há, ainda, outros 5.839 casos suspeitos. Duas pessoas morreram em decorrência da Varíola dos Macacos, também conhecida como MonkeyPox, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais.
A maioria dos casos foi registrada entre os homens, responsáveis por 45 das 60 notificações. Pessoas com idade entre 20 e 39 anos são maioria entre pacientes.
1º caso no sistema penitenciário
Segundo a Sesap, o primeiro caso de detento infectado pela Monkeypox foi registrado na Penitenciária Estadual de Parnamirim. Ele foi colocado em isolamento, assim como os outros cinco presos que dividiam cela com ele.