Quase dois meses depois do rompimento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Pium, localizada na região metropolitana de Natal, moradores das proximidades denunciam que o esgoto que deveria ficar isolado, dentro da estação de tratamento, está vazando e infiltrando-se no solo da região. Eles fizeram alguns vídeos para registrar os vazamentos.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), responsável pela Estação, a situação mostrada no vídeo já foi sanada e técnicos da companhia estão fazendo inspeção no local. Segundo a direção da Companhia, o problema foi detectado “no dispositivo da ETE Pium que tem a função de dreno e que sinaliza a necessidade de ajustes operacionais”.
A Caern acrescenta, ainda, que já está finalizando o serviço de recuperação da Estação, que se rompeu na madrugada do dia 04 de julho, durante as fortes chuvas de julho que caíram, principalmente, no litoral do estado. A estimativa é que até o final da próxima semana a ETE, que recebe esgotos coletados na própria região e das praias de Cotovelo e Pirangi, volte a funcionar normalmente.
ETE Pium I Imagens: cedidas