CIDADANIA

Vídeo: Motoristas de carros particulares são flagrados em faixa exclusiva para ônibus e ciclistas em Natal

Flagrante de carros em faixa compartilhada em Natal I Imagem: reprodução

Em um vídeo gravado durante um passeio em grupo, na noite desta segunda (12), ciclistas flagraram vários motoristas de veículos na faixa compartilhada, que deveria ser exclusiva para ônibus e bicicletas, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona sul de Natal.

É como se faixa não existisse, o poder público não tem dado a atenção devida àquele local. Temos recomendado que, na medida do possível, os ciclistas não utilizem a faixa [compartilhada] porque é um perigo, não há nenhum tipo de fiscalização eletrônica, nem humana. Esse é um grito de socorro”, lamenta Fabiano Silva, presidente da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn).

As faixas compartilhadas, que podem ser distinguidas das demais por terem suas bordas pintadas, foram criadas para garantir mais segurança aos ciclistas, assim como dar mais fluidez ao trânsito de ônibus nos corredores.

Os condutores de veículos particulares podem usar a faixa quando forem fazer uma conversão à direita na próxima via de cruzamento, mas alguns motoristas se aproveitam disso para ocupar a faixa e fugir dos congestionamentos, o que implica em infração de trânsito considerada gravíssima, que pode gerar 7 pontos na carteira de habilitação, além de multa no valor de R$ 293,47.

Tá muito perigoso para o ciclista e todas as autoridades estão cientes desse problema, inclusive, o Ministério Público, temos dado esse grito de desespero, sem saber o que fazer. Eu mesmo senti na pele, por exemplo, uma vã da churrascaria Sal e Brasa passou a toda velocidade a menos de 30 centímetros de mim. A todo momento estamos sofrendo essas ‘finas’ dos motoristas, seja de carros particulares ou empresas. Todos estão usando aquela faixa como expressa. Ela fica livre por alguns momentos para os ônibus e os motoristas usam para ultrapassar pela direita, o que por si só já é um crime de trânsito, aí cometem outro por estar em alta velocidade passando pela faixa dos ciclistas”, comenta o presidente da Acirn.

Em Natal, há faixas compartilhadas nas avenidas Prudente de Morais, Capitão-Mor Gouveia, Hermes da Fonseca/ Salgado Filho e Engenheiro Roberto Freire, onde foi registrado o flagrante mais recente. Um dos possíveis “entraves” para a fiscalização no local, acredita o presidente da Associação dos Ciclistas, é o fato da Avenida Engenheiro Roberto Freire estar sob jurisdição estadual, o que a deixa de fora da cobertura da Secretaria Municipal de Trânsito (STTU).

Nesse caso, é uma via estadual, de reponsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Eles argumentam que não há um convênio com a STTU, que não pode atuar lá, nem fiscalização eletrônica. É como se na Engenheiro Roberto Freire você pudesse fazer tudo. Inclusive, recentemente, um motorista desses carros potentes estava fazendo racha e perdeu o controle. É preciso tomar uma providência urgente, é uma bomba relógio que vai machucar mais gente!”, alerta Fabiano.

De acordo com a direção do DER, a reponsabilidade pela via é do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), que diz ter uma parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). As duas instituições, STTU  e CPRE, desenvolvem durante todo o ano, ações voltadas para a educação no trânsito, como a distribuição de panfletos, palestras e ações com grupos específicos. Além disso, o Comando do CPRE também disse manter um trabalho com a presença de agentes que fiscalizam o uso irregular desses espaços por veículos motorizados, com o objetivo de garantir a segurança do ciclista. A fiscalização é feita sempre que necessário, sem horário fixo. A Polícia Militar também informa que todas as reclamações e denúncias podem ser feitas pelos números 190 ou 181.

Nós também tentamos contato com a STTU desde as 09h08 desta terça (13) para saber que tipo de fiscalização tem sido realizada nos locais com faixa compartilhada, mas não obtivemos resposta até a publicação da reportagem.

Flagrante de carros particulares na faixa compartilhada de ônibus e ciclistas I Vídeo: Acirn

Flagrante de veículo em alta velocidade, motorista perde controle e sobe canteiro central:

 

Motorista perde controle de Carro na avenida Engenheiro Roberto Freire I Imagem: reprodução

Motorista em alta velocidade na BR-101, próximo a parada de ônibus:

Motorista em alta velocidade na BR – 101, próximo a parada de ônibus I Imagem: cedida

Saiba +

Ciclista é agredido no trânsito em Natal depois de denunciar motorista em faixa exclusiva de ônibus e bicicleta

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo