Francisco do PT avalia ampliação do partido e nova composição da Assembleia: “nós vamos ter um bom desafio do ponto de vista do diálogo”
Natal, RN 29 de mar 2024

Francisco do PT avalia ampliação do partido e nova composição da Assembleia: “nós vamos ter um bom desafio do ponto de vista do diálogo”

5 de outubro de 2022
6min
Francisco do PT avalia ampliação do partido e nova composição da Assembleia: “nós vamos ter um bom desafio do ponto de vista do diálogo”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A nova Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá uma renovação de mais de um terço a partir de 2023. Aliado a isso, o PT do deputado estadual Francisco Medeiros, o “Francisco do PT”, aumentou a bancada de dois para três parlamentares, elegendo ainda mais três deputados da federação Brasil da Esperança, composta por PT-PCdoB-PV. Segundo Francisco, ex-prefeito de Parelhas por dois mandatos, a nova configuração da Casa legislativa traz um “bom desafio” para o diálogo. Na nova Assembleia que se desenha, o PSDB segue como maior partido, com nove deputados, e viu também crescer o PL, com quatro.

“Nós vamos ter um bom desafio do ponto de vista da capacidade do diálogo. Precisamos repetir nessa legislatura todo o trabalho de articulação política que foi feito e comandado pela nossa governadora Fátima Bezerra no primeiro mandato”, analisa ele, que diz ver uma busca pelo “respeito, pluralidade e diversidade de ideias que são salutares numa democracia”.

“Acredito que todos que se elegeram têm um compromisso maior que é com o povo do Rio Grande do Norte. Não acredito que ninguém fará oposição por oposição e tudo aquilo que for bom para o processo de reconstrução do Rio Grande do Norte iniciado pela governadora no seu primeiro mandato deverá ter o apoio de todas as bancadas, de todos os parlamentares”, torce.

Crescimento da bancada petista

O deputado se vê contente com o desempenho do Partido dos Trabalhadores nesta eleição. No RN, o partido reelegeu a governadora Fátima Bezerra (PT) em primeiro turno e cresceu a bancada na Assembleia e Câmara Federal. Há quatro anos, quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez, Francisco registrou 23.448 votos. Agora, mais do que dobrou sua votação, indo para 50.499. Na ALRN, ele repetirá a parceria com Isolda Dantas e receberá a companhia da vereadora natalense Divaneide Basílio. Em Brasília, Fernando Mineiro se junta à deputada federal reeleita Natália Bonavides.

“Essa boa votação que o PT teve está relacionada ao desejo do povo potiguar de reconhecer o trabalho feito de reconstrução do Rio Grande do Norte. E em razão disso o povo potiguar entendeu a necessidade de ampliação da bancada”, afirma. Sobre o aumento de mais de 100% na própria votação, o parelhense enxerga um trabalho “em todas as regiões do Estado”. Diz também que travou batalhas importantes, como a defesa do serviço público, da agricultura familiar, da educação e da questão hídrica.

Ao longo do mandato, o deputado presidiu a Frente Parlamentar das Águas e afirma que travou “uma luta para conclusão da transposição do São Francisco, para que as águas chegassem aqui ao Rio Grande do Norte”, além de outras obras que considera importantes. Também esteve à frente da Comissão de Educação e atualmente é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e dos Institutos Federais. “Portanto, eu acho que é um conjunto de fatores que justificam essa aceitação do povo do Rio Grande do Norte ao nosso mandato, mais do que dobrando a nossa votação”, acredita.

Líder do governo

Hoje, Francisco é o líder do governo Fátima na Assembleia Legislativa, tarefa que diz não saber se continuará à frente na próxima legislatura. “Eu não posso fazer essa afirmação [de que continuará]. Essa é uma missão que eu recebi com muita honra da governadora Fátima Bezerra, e a definição compete a ela”, pontua ele, que ocupa o cargo desde fevereiro de 2021.

De acordo com o deputado, ao aceitar a função, ele avisou à Fátima que poderia sair para criar novas composições na Casa. “Nós tivemos uma conversa, e eu externei para ela que a qualquer momento, quando ela necessitar fazer uma mudança ou buscar um diálogo na perspectiva de uma composição política, ela estará sempre à vontade, porque eu continuarei um aliado da governadora”, afirma.

Votos do Nordeste e xenofobia

Como prefeito de Parelhas por dois mandatos, o deputado assistiu uma transformação dos interiores e das capitais a partir dos governos petistas. Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, passando pelas gestões federais de Lula e Dilma Rousseff. Em sua experiência, destaca o “tratamento republicano” adotado pelos ex-presidentes com todos os prefeitos. 

“Havia um respeito independente das posições políticas de cada prefeito. Nós tivemos conquistas importantes especialmente do ponto de vista do incremento de receitas. Basta lembrar que foi no governo do presidente Lula que nós tivemos aquela grande primeira conquista do incremento de 1% no FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, destaca.

Entre outras medidas, destaca também o aumento dos recursos para merenda escolar, o programa Luz Para Todos, o Bolsa Família e a construção de um milhão de cisternas nas zonas rurais do país. “Tivemos ações importantes que ajudaram a melhorar a vida do povo nordestino e consequentemente isso teve um reflexo direto para as prefeituras”, define.

Após a votação do primeiro turno das eleições presidenciais, neste domingo (02), o PT saiu das urnas com aprovação de mais de 57 milhões de brasileiros, equivalente a 48,43%, e despontou com uma vantagem de mais de seis milhões de votos sobre Jair Bolsonaro (PL). Já no Nordeste, a sobra de Lula foi ainda maior: 66,7% para Lula, ante 27% do atual presidente. 

O desempenho na região fez crescer na internet comentários xenofóbicos e de ataques ao Nordeste, que ele condena. “O povo nordestino tem contribuído muito para este país, para que o Brasil seja o que ele é hoje, e merece respeito. Eu tenho muito orgulho de ser um nordestino autêntico oriundo do interior da nossa região”, pontua.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.