Lula vence em Natal, amplia vantagem e derrota politicamente o prefeito Álvaro Dias
Natal, RN 25 de jun 2024

Lula vence em Natal, amplia vantagem e derrota politicamente o prefeito Álvaro Dias

31 de outubro de 2022
3min
Lula vence em Natal, amplia vantagem e derrota politicamente o prefeito Álvaro Dias

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Apesar do apoio de partes do empresariado e da classe médica, fazer doações em nome do presidente e utilizar a máquina pública do Município em prol da campanha de Bolsonaro (PL), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), saiu duplamente derrotado desse 2º turno.

Além de não conseguir vencer na capital, onde esperava que Bolsonaro tivesse mais de 30 mil votos a mais que Lula (PT), Álvaro viu o candidato petista vencer e ampliar a vantagem na capital, em relação ao 1º turno.

Nesse domingo (30), Lula recebeu 246.881 votos em Natal, o equivalente a 52,96% do total. No primeiro turno, ele havia sido a escolha de 225.529 eleitores e obteve 50,15% dos votos. Ou seja, conseguiu ampliar sua vantagem em percentual e números absolutos.

Já Bolsonaro teve 219.306 votos, o equivalente a 47,04% do eleitorado natalense. No 1º turno, ele havia registrado 188.942 votos, o equivalente a 42,01%. Isto é, também ampliou sua votação, mas não o suficiente para ameaçar o favoritismo de Lula na capital potiguar.

Assédio e coerção eleitoral

O prefeito Álvaro Dias (PSDB) foi notícia, nas últimas semanas, pelo seu envolvimento direto em tentativas de coerção eleitoral. No último dia 20, organizou um encontro fechado com empresários, durante o horário de expediente, em um hotel da zona Sul de Natal.

Em pauta, o apoio à reeleição do presidente Bolsonaro e estratégias de como aumentar os votos do presidente na capital potiguar. Na ocasião, os empresários compartilharam táticas para tentar convencer seus funcionários a votarem no candidato.

Três dias depois, em 23 de outubro, o prefeito, que também é médico, participou de evento na Associação Médica do RN, onde a oftalmologista e deputada federal Carla Dickson (UB) sugeriu aos colegas médicos que assediem diretamente os pacientes durante as consultas para votar em Bolsonaro.

Já na reta final da campanha, na última quarta-feira (26), Álvaro Dias foi novamente notícia ao utilizar as dependências da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da capital, para fazer propaganda em favor de Bolsonaro.

Na oportunidade, foi realizada a entrega de mantimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os kits são compostos por duas cestas básicas, dois colchões, um kit de higiene pessoal, um kit dormitório com lençol, toalha e manta, e um kit de limpeza, com balde, detergente, água sanitária e sabão.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.