TRE-RN reativa Disque-Eleições para informações aos eleitores
Natal, RN 20 de jun 2024

TRE-RN reativa Disque-Eleições para informações aos eleitores

24 de outubro de 2022
3min
TRE-RN reativa Disque-Eleições para informações aos eleitores

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Foi reativado, nesta segunda-feira (24), o Disque-Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O canal unificado, disponível através do número 0800 084 6464, tem o objetivo de atender eleitores potiguares que buscam informações sobre situação do título, documentos obrigatórios, local de votação, denúncias de crimes eleitorais, entre outras. 

O serviço funciona sempre na semana que antecede o pleito e no dia de votação, quando a demanda é maior. No primeiro turno, por exemplo, foram realizados 13.080 atendimentos, sendo a maior parte relativos a locais de votação, de acordo com a coordenadora do Disque-Eleições do TRE-RN, Kélia Thó.

“Mesmo quem não votou no primeiro turno, poderá votar no segundo turno das Eleições. Por isso, alertamos aos eleitores que não deixem para a última hora. Basta escolher um dos nossos canais de comunicação e tirar todas as suas dúvidas para exercer seu direito ao voto, sua cidadania”, ressalta.

40 servidores da Justiça Eleitoral atuam na Central e, além do 0800 - que recebe chamadas gratuitamente de segunda à sexta, em horário comercial, no sábado, das 7h às 19h e no domingo, das 6h30 às 17h30 -, o eleitor pode solicitar informações em qualquer horário pelo WhatsApp, Telegram, Messenger e através da assistente virtual do TRE-RN.

Ausência no 1º não impede voto neste 2º turno

O RN registrou 18,18% de abstenções no 1º turno das Eleições 2022, índice abaixo da média nacional, que ficou na casa dos 20%, mas superior às eleições de 2018, quando 17,12% dos eleitores potiguares faltaram à votação. Ainda assim, o que muita gente não sabe é que, mesmo quem não compareceu à urna no dia 02 de outubro, pode voltar neste segundo turno, que acontece no próximo domingo (30).

Isso porque a Justiça Eleitoral considera cada turno um pleito diferente. Assim, quem não votou no último dia 02, não está impedido de votar no segundo turno e tem até 60 dias para justificar a ausência, ou seja, até 1º de dezembro. Já para justificativas de ausência no segundo turno, o prazo será até o dia 9 de janeiro de 2023.

Serviço:

Disque-Eleições do TRE-RN
0800 084 6464
Segunda à sexta-feira (24 a 28): 8h às 18h
Sábado (29): 7h às 19h
Domingo (30): 6h30 às 17h30
Ou, a qualquer momento, pelas seguintes plataformas:
WhatsApp
Telegram
Messenger
Assistente Virtual

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.