Após casos de assédio sexual virem à tona nos últimos meses, o que levou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte a criar um grupo de trabalho específico para o enfrentamento na instituição desse tipo de crime, a UFRN e a Funpec realizam nesta terça-feira (25) o evento “Diálogos: prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no âmbito universitário”.
O debate acontece no auditório da Reitoria a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas no local da ação. Para estudantes, o ingresso será pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Já para os docentes e gestores, pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh).
Após as palestras, a Funpec vai apresentar “as boas práticas desenvolvidas pela Fundação com esse tema, como o lançamento da cartilha de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual no trabalho, além da criação do comitê de ética e ouvidoria”.
De acordo com a Resolução nº 013/2022-Consad, de 14 de julho de 2022, prevenir e combater o assédio e outras violências no âmbito universitário são ações importantes para garantir um ambiente coerente com os princípios da integridade pública, além de pleno e seguro para todas as pessoas.
A UFRN informa também que a prevenção e o enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual e outras violências presentes nas mais diversas estruturas e formas organizacionais na atual sociedade são pautas prioritárias e um importante compromisso institucional”, diz o comunicado.
_________________________
Leia reportagens publicadas sobre o tema na agência SAIBA MAIS
Estudantes fazem ato contra assédio sexual na UFRN
UFRN registra onze denúncias de assédio moral e duas de assédio sexual em 2021
Escola de Música afasta do Madrigal maestro acusado de assédios; UFRN instaura investigação
Justiça nega tentativa de censura à Agência Saiba Mais em caso de assédio sexual na UFRN