CarnaLula: Natal terá carnaval fora de época para comemorar aniversário de Lula
Natal, RN 23 de abr 2024

CarnaLula: Natal terá carnaval fora de época para comemorar aniversário de Lula

25 de outubro de 2022
4min
CarnaLula: Natal terá carnaval fora de época para comemorar aniversário de Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O aniversário de Lula será comemorado em Natal com um carnaval fora de época nesta quinta-feira (27), a três dias da votação do segundo turno. A partir das 19h, os eleitores se reúnem na Praça do Gringos, em Ponta Negra, para o CarnaLula.

Confirmaram presença os blocos Vermelho é a Cor Mais Quente; Bode Expiatório; Suvaco do Careca; Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens; Goiamum; Invasão Potiguar e Bloco da Produção. A passagem da governadora Fátima Bezerra na festa deve ocorrer por volta das 20h30.

Um dos organizadores do evento é Daniel Chacon.

“O Carnaval é um festejo popular profundamente identificado com a identidade do povo brasileiro, então se constitui como um espaço de reverência, mas também um espaço de resistência política e cultural”, aponta.

“Nesse momento que a gente está vivendo de cerceamento das liberdades, de tentar uniformizar os comportamentos, a gente encara também o Carnaval e essa saída dos blocos como um gesto político no sentido de reafirmar a nossa diversidade”, afirma Chacon.

Segundo ele, a comemoração é uma forma de remontar outros eventos do tipo que têm acontecido pelo país, como em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). 

“Estamos nos colocando na rua também em defesa da democracia, contra o fascismo, e pela volta do presidente Lula, que representa não só a vitória da democracia, mas também a possibilidade da gente voltar a ter uma gestão de política pública de cultura de verdade, retomar o Ministério da Cultura e retomar os carnavais no país”, espera.

Integrante do Bloco Vermelho é a Cor Mais Quente, João Ricardo acredita que a festa é também um ato político. “Talvez, das festas brasileiras, o carnaval seja a mais política pela sua natureza subversiva e espontânea da população e do povo em geral. É por si só uma festa de resistência”, afirma. 

Sob a reta final do primeiro mandato do presidente Jair Bolsonaro, Ricardo vê o apoio a Lula como uma valorização da cultura, das troças carnavalescas, dos blocos de Carnaval, afoxés e maracatus. Crítico do atual presidente, ela lembra que o governo federal ameaçou “retirar recurso do Carnaval do Rio, cortar recurso das escolas de samba, atacar uma série de manifestações populares do carnaval”.

A realização do CarnaLula passa ainda pela valorização dos blocos de rua, tidos pelo organizador como “sobreviventes” na capital potiguar.

“A gente tem tentado fazer essa articulação junto aos blocos de carnavais que sobrevivem e resistem aqui na cidade, a despeito da gestão Álvaro Dias, aliado de Bolsonaro, que não têm incentivado e fomentado absolutamente nenhum política pública vinculada à cultura e menos ainda de fortalecimento do carnaval de rua em Natal”, critica Daniel Chacon.

No mesmo dia, haverá ainda Piseiro na Zona Norte, às 17h, e caminhada no bairro das Quintas, a partir das 19h. A data marca também o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.

Mas na sexta-feira (28), os preparativos para a votação continuam na cidade com caminhada na Avenida Roberto Freire, às 17h. No sábado (29), tem bandeiraço em Ponta Negra, às 10h, e outro na loja Ferreira Costa, às 16h.

Confira as principais atividades de campanha dos próximos dias no RN:

QUINTA (27/10)
17h - Piseiro na Zona Norte (local a definir)
19h - Aniversário de Lula nas Quintas
19h - CarnaLula (Praça do gringos) (governadora chega 20:30)

SEXTA (28/10)
17h - Caminhada da Saúde com Lula (Ponto 7, Roberto Freire)
18h - Descida do alto São Manoel (Mossoró)

SÁBADO (29/10)
10h - Bandeiraço e adesivaço na feirinha de ponta negra
16h - Carreata em Parnamirim + Piseiro na Cohabinal
16h - Bandeiraço final na Ferreira Costa

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.