Faltando 11 dias para o segundo turno da eleição presidencial, o ex-presidente Lula (PT) continua em primeiro lugar nas pesquisas, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista pontuou 49% dos votos totais, ante 45% do atual presidente. Os números são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) e contratada pela Globo.
O cenário mostra um acirramento da disputa presidencial e um recuo da distância entre os dois candidatos, que era de cinco pontos percentuais na última sexta-feira (14) e passou para quatro no atual levantamento.
A diferença, portanto, está no limite da margem de erro, que é de 2% para mais, ou para menos. Na pesquisa realizada na semana passada, Lula tinha 49% dos votos totais e o atual presidente, 44%. Brancos e nulos eram 5% e indecisos, 1%.
Agora, entre os eleitores entrevistados, 1% se disseram indecisos e 4% declararam que vão votar nulo ou branco.
Já nos votos válidos, o levantamento mostrou que Lula tem 52%, e Bolsonaro, 48%. Este é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Nele, são excluídos as declarações de voto em branco, nulo e de eleitores que se declaram indecisos.
O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda-feira (17) a esta quarta-feira (19). A pesquisa está registrada sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.