Desafios dos profissionais de Serviço Social é tema de livro a ser lançado nesta quinta (6), na Cooperativa Cultural
Natal, RN 25 de jun 2024

Desafios dos profissionais de Serviço Social é tema de livro a ser lançado nesta quinta (6), na Cooperativa Cultural

4 de outubro de 2022
4min
Desafios dos profissionais de Serviço Social é tema de livro a ser lançado nesta quinta (6), na Cooperativa Cultural

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As histórias de vida de pessoas comuns dedicadas ao Serviço Social e que conseguiram transformar os desafios da própria jornada em vitórias estão reunidas em uma coletânea, com 41 depoimentos, no livro “Serviço Social – Histórias de vidas que inspiram” (Premius Editora, 2022), que será lançado esta semana, na Livraria Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência da UFRN.

A obra retrata, de forma instigadora, a realidade de profissionais da área que enfrentaram diversos desafios na vida e na profissão. Anna Luiza Liberato, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está entre os co-autores da coletânea. A assistente social irá receber o público na Cooperativa nesta quinta-feira (6), às 16h, para uma sessão de autógrafos e de apresentação do livro.

A reunião das histórias de profissionais que decidiram falar dos próprios desafios tem como objetivo inspirar estudantes e trabalhadores da área e convidá-los a pensar sobre o Serviço Social na atualidade, com depoimentos impactantes. Anna Luiza Liberato conta que a motivação para participar do livro vem da necessidade de mostrar o trabalho de assistência social como fator de transformação da sociedade.

“Meu objetivo era poder trazer um pouco da minha trajetória, porque eu sei que vários profissionais também vivenciam muitos desafios e é inspirador saber que alguém, de alguma forma, conseguiu superá-los e contribuiu para uma transformação da sociedade”, afirma.

“Serviço Social – Histórias de vidas que inspiram” tem organização de Ângela Maria Dias Nunes, Daniela de Carvalho, Diana Pereira, Jackson Santos e Maria Eliane Viana. O livro reúne a trajetória de assistentes sociais de todo o Brasil, com destaque para as mulheres e o Nordeste, que representam a maioria dos co-autores da obra.

Os 41 capítulos da coletânea estão distribuídos em ordem alfabética, de acordo com o nome dos autores dos depoimentos. São pessoas que experimentaram a latência das expressões das questões sociais e ressignificaram os próprios desafios para fazer da sociedade um espaço com maior justiça social, igualdade e liberdade.

Sobre Anna Luiza Liberato

Formada pela UFRN, Anna Luiza Lopes Liberato é mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da universidade, especialista em Educação e Direitos Humanos pela mesma instituição e especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, também pela UFRN. Liberato atua como assistente social no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal e possui experiência na área da Infância e Juventude em razão de seu trabalho enquanto Coordenadora de Unidade de Acolhimento Institucional, com adolescentes em situação de risco social. Além disso,ela já atuou na docência, no curso de graduação em Serviço Social da UFRN e em instituições privadas da capital potiguar.

No depoimento que ilustra as páginas de “Serviço Social – Histórias de vidas que inspiram”, Anna Luiza Liberato destaca a coragem como combustível para seguir na profissão, regada sempre a inúmeros desafios. Atualmente, ela utiliza as redes sociais – mais especificamente o Instagram – para divulgar o próprio trabalho e inspirar quem está começando na profissão.

“Os organizadores foram buscando profissionais que tinham idealizado algum perfil no Instagram para falar sobre a própria atuação. Demoramos mais de seis meses para concluir a coletânea – desde a organização, passando pela elaboração dos artigos, até o diálogo com a editora para a conclusão do livro”, detalha a assistente social.

O lançamento acontece nesta quinta-feira (6), às 16h, na Livraria Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da UFRN. O evento faz parte da comemoração dos 45 anos da Cooperativa, celebrados em 2022. Ao longo desse tempo, a Livraria se consolidou como um espaço de encontros, sociabilidade, sensibilidade, confraternização e de resistência cultural e política. Tudo isso com um excelente acervo bibliográfico nas áreas das ciências, artes, música e literatura em geral.

Serviço:

O que: lançamento do livro “Serviço Social – Histórias de vidas que inspiram”
Quando: quinta-feira (15), às 16h
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.