Eleições no RN: tudo o que você precisa saber para votar neste 2º turno
Natal, RN 15 de jun 2024

Eleições no RN: tudo o que você precisa saber para votar neste 2º turno

30 de outubro de 2022
7min
Eleições no RN: tudo o que você precisa saber para votar neste 2º turno

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mais de 2,5 milhões de potiguares estão aptos a votar no 2º turno das Eleições presidenciais, neste domingo (30). Com 60 zonas eleitorais e quase 1.500 sessões, distribuídas nos 167 municípios potiguares, o RN para escolher quem irá governar o Brasil pelos próximos quatro anos.

Em uma das corridas eleitorais mais disputadas desde a redemocratização, os potiguares, que reelegeram a governadora Fátima Bezerra (PT) no primeiro turno, terão agora que escolher entre o ex-presidente Lula (PT), que busca seu terceiro mandato, ou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que luta para permanecer à frente do Planalto.

A SAIBA MAIS preparou um guia com tudo o que você precisa saber para votar neste domingo (30) e exercer a sua cidadania. Confira a seguir:

Quais os horários de votação?
Neste ano, as Eleições em todo Brasil seguem o fuso-horário da capital federal. No Rio Grande do Norte, acontece das 8h às 17h.

Como saber onde vou votar?
Você pode baixar o aplicativo e-Título, no celular, e clicar na opção “Onde votar”. Lá, você encontra o endereço, seção e zona eleitoral. Também é possível conferir através do site do TSE, clicando no menu “Título de eleitor” e selecionando “Título e local de votação — Consulta por nome” ou “Título e local de votação — Consulta por título”.

Quais documentos devo levar?
Você deve apresentar um documento oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, o passaporte ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas é recomendado, já que nele possui todas as informações sobre o local de votação. 

É possível votar sem o título de eleitor?
Sim. Para votar, você só precisa de um documento oficial com foto. Contudo, é importante reforçar que o título de eleitor pode te ajudar a lembrar a zona e número da sua seção eleitoral. Uma outra forma de ter essa informação na palma da mão é baixar o aplicativo e-Título.

Posso usar adesivo, camiseta ou outro adereço do meu candidato e partido?
Sim, desde que seja uma manifestação silenciosa. A Justiça Eleitoral permite a utilização de peças de roupa e outros adereços, como bandeiras, broches, adesivos, camisetas e bonés do seu partido ou candidato preferido.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?
Sim! Para a Justiça Eleitoral, cada turno é uma eleição independente. Ou seja, mesmo quem não votou no 1º turno, e ainda não apresentou justificativa, está apto a exercer seu direito e votar neste domingo (30). 

Vale lembrar, também, que quem não compareceu às urnas no 1º turno tem até 60 dias para justificar a ausência, isto é, até 1º de dezembro. Para o 2º turno, o prazo vai até o dia 09 de janeiro.

Como justificar o voto?
Há três caminhos: presencialmente, em qualquer seção eleitoral, pelo site do TSE, ou pelo e-Título.

  • Presencialmente: apresente o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, preenchido, na sessão eleitoral mais próxima de onde estiver;
  • Pelo site do TSE: a justificativa é feita no Sistema Justifica com envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleições. Junto ao formulário, é preciso anexar um documento que comprove a ausência no dia de votação, como atestado médico ou comprovante de viagem.
  • Pelo e-Título: a justificativa pode ser feita no mesmo dia e conta com o GPS do celular para reconhecer que o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral.

O pedido será analisado por um juiz eleitoral, e o eleitor poderá acompanhar o processo através do protocolo de justificativa.

O que é proibido levar na votação?
Está proibido o uso de celulares na cabine de votação, além de máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses objetos devem ser entregues ao mesário. Caso o eleitor se recuse, não poderá adentrar à cabine.

Foto: Divulgação/SesedRN

Terá segurança especial?
Sim. O esquema de segurança para o 2º turno das Eleições, no Rio Grande do Norte, conta com cerca de 8 mil policiais militares, 160 bombeiros militares, 1.520 guardas municipais e 56 policiais penais, estes últimos para segurança das urnas em 28 pontos de votação da capital.

Além disso, quatro delegacias de plantão vão funcionar em Natal, sendo duas exclusivas para crimes eleitorais (zonas Norte e Sul). No interior, 10 delegacias regionais (São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara) e outras 17 delegacias municipais (Lajes, Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Assú, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Apodi, São Miguel, Pendências, Canguaretama, Goianinha, Santo Antônio, Tangará e Touros) também estarão em regime de plantão.

E com relação ao transporte público?
Natal e Região Metropolitana terão transporte público gratuito durante o 2º turno das eleições gerais, neste domingo (30). Na capital, o passe livre vale das 6h às 19h deste domingo (30) com um reforço de 40% da frota de um domingo regular. 

Já os eleitores da Grande Natal (Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz) poderão acessar gratuitamente, durante todo o dia, o transporte metropolitano nos ônibus e vans credenciadas das empresas Trampolim da Vitória, Litorânea, Cidade das Dunas, Via Sul, Santa Maria e Guanabara.

Nesses casos, não há necessidade de apresentar qualquer documento que comprove  a votação.

E para o interior do estado?
Para viagens intermunicipais, a gratuidade só vale para quem compareceu, antecipadamente, aos guichês das empresas rodoviárias. Neste caso, era necessário apresentar documento e título de eleitor, comprovando que viajaria para o município onde vota. 

Não será possível chegar neste domingo (30), dia da votação, e solicitar a gratuidade. O benefício deveria ser requisitado previamente até essa sexta-feira (28).

Vai ter Lei Seca?
Assim como no 1º turno, não haverá restrições para venda e consumo de bebidas alcoólicas durante o 2º turno das Eleições 2022 no Rio Grande do Norte. O Governo do Estado publicou portaria deixando a cargo do TRE-RN essa regulamentação. O Tribunal, por sua vez, informou que o pleito vai ocorrer assim como no 1º turno, ou seja, sem a famosa Lei Seca.

O que mais é importante saber?
A Companhia Energética do RN montou operação especial para este domingo (30). A Cosern vai monitorar, em tempo real, os 1.495 locais de votação nas áreas urbanas e rurais dos municípios através do Centro de Operações Integradas (COI). O objetivo é garantir a qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica em todo o estado.

Além disso, a Cosern reforça a importância dos eleitores não soltarem fogos de artifício próximo à rede elétrica. Qualquer incidente envolvendo eletricidade, entrar em contato com a Cosern através do telefone 116.

Fique por dentro de tudo que acontece no 2º turno das eleições gerais no Rio Grande do Norte. A SAIBA MAIS vai acompanhar todo o dia de votação, das primeiras horas até o resultado final da apuração.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.