Em defesa do Mandato Popular
Natal, RN 18 de abr 2024

Em defesa do Mandato Popular

1 de outubro de 2022
4min
Em defesa do Mandato Popular

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Fernando Lucena

Falta apenas um dia para as eleições gerais do Brasil, sendo esse o 9º pleito desde a redemocratização do país em 1985. Esse ano o processo eleitoral traz algumas novidades como o fim das coligações e o surgimento das federações partidárias. A disputa deste ano marca o enfrentamento das forças populares democráticas contra o fascismo que emergiu no país no golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Roussef e se consolidou no governo Bolsonaro.

Nesse contexto político, o parlamento brasileiro tem se mostrado alinhado com as forças hegemônicas da elite nacional, estando sempre representado pelas diversas bancadas conservadoras do boi, da bala e da bíblia e a nível estadual e municipal, vemos um reflexo direto dessa representação nas casas legislativas espalhadas em todo território nacional.

Diante desse quadro, temos uma necessidade natural de renovação dos quadros políticos que se apresentam, bem como a eleição de parlamentares comprometidos com as causas sociais e as lutas da classe trabalhadora brasileira.

É nesse contexto que apresentamos o nosso nome para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Lucena tem uma ampla trajetória na cena política potiguar, que se iniciou nos movimentos de juventude contra a ditadura militar, passando pelo processo de redemocratização nacional, tendo seu ápice na luta sindical nas greves dos trabalhadores de Limpeza urbana e chegando aos dias atuais na luta antifascista contra o governo Bolsonaro.

Na política institucional, Lucena tem uma trajetória vitoriosa tendo exercido quatro mandatos parlamentares na Câmara Municipal do Natal, sendo bem votado em todos os pleitos. Durante as legislaturas, Lucena foi o elo entre a classe trabalhadora e o estado, tendo travado diversas lutas em favor da população, estabelecendo diálogos com todos os segmentos da sociedade civil, tais como Negros, Mulheres, LGBT, Pcd, idosos, servidores públicos, em especial a os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana.

Em sua atuação pública, Lucena deixou um verdadeiro legado em diversos segmentos da sociedade.
Como dirigente Sindical, articulou a construção das sedes sociais do SINDLIMP, uma delas no bairro do Nova Natal, levando lazer e qualidade de vida a toda região.

Na Cultura, foi responsável direto por ações de valorização do patrimônio cultural da cidade, como a criação do Largo Cultural Ruy Pereira, sendo esse um dos espaços mais visitados e atrativos do circuito cultural do da Cidade Alta, além do reconhecimento do Teatro Sandoval Wanderley como patrimônio imaterial da cidade do Natal.

No âmbito da moradia, foi responsável direto da criação de bairros da cidade do Natal, tais como o Conjunto dos Garis, Maria Lalá 1 e 2, Leningrado, Djalma Maranhão e o conjunto Emanoel Bezerra, levando moradia pra milhares de famílias.
Na saúde, foi presidente da comissão de saúde, sendo voz ativa na fiscalização e execução dos serviços públicos da cidade, sendo protagonista de inúmeras denúncias.

No combate a corrupção, Lucena foi voz ativa nas denúncias que culminaram na Operação Impacto, que investigou, um dos maiores escândalos de corrupção da história da cidade, além do escândalo do saco preto.
O Piso salarial dos trabalhadores em Limpeza Urbana é talvez o grande legado de sua jornada enquanto parlamentar e sindicalista. Natal possui um dos maiores salários dos trabalhadores de limpeza do país.

Nas últimas Eleições foi preterido, num pleito que ficou marcado pela pandemia e a impossibilidade de diálogo corpo a corpo com a classe trabalhadora, o que impediu mais um triunfo em sua trajetória.De lá pra cá, artingiu mais de dois milhões de pessoas nas redes sociais, sendo uma voz ativa na oposição ao governo Bolsonaro. Em todos os âmbitos da sociedade civil, há algum legado de sua ação política, seja como parlamentar, ativista social ou Líder sindical. Por essas e outras que sugerimos o voto em Fernando Lucena, 40222, para ocupar uma vaga na Assembleia legislativa do estado do Rio Grande do Norte.

*Fernando Lucena é ex-vereador de Natal a candidato a deputado estadual pelo PSB

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.