Eraldo Paiva consolida liderança em São Gonçalo e amplia votação de Lula
Natal, RN 18 de abr 2024

Eraldo Paiva consolida liderança em São Gonçalo e amplia votação de Lula

31 de outubro de 2022
3min
Eraldo Paiva consolida liderança em São Gonçalo e amplia votação de Lula

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), consolidou a liderança política na cidade com a conclusão das eleições 2022. No segundo turno, o prefeito conseguiu não apenas garantir a vitória de Lula no município, mas ampliar ainda mais a vantagem do ex-presidente. Lula recebeu em São Gonçalo do Amarante 35.473 votos, o equivalente a 59,35% do total da cidade. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 40,65% dos eleitores e recebeu 24.301 votos

No primeiro turno, Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 33.841 (57,66%). Jair Bolsonaro recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 21.368 votos, o equivalente a 36,41%.

Nas redes sociais, o prefeito comemorou a vitória de Lula: “Esse verde e amarelo e essa bandeira não pertencem a ninguém a não ser o povo brasileiro, disse Lula em seu discurso pós-vitória. Essa vitória é do povo brasileiro, que vai voltar a ser feliz e ter orgulho do seu país. Obrigado, São Gonçalo do Amarante! Estaremos cada vez mais fortes".

Com o resultado do segundo turno, Eraldo Paiva consegue ajudar eleger quatro dos cinco nomes que apoiou nas eleições. No primeiro turno, a governadora Fátima Bezerra (PT) foi a preferida dos eleitores de São Gonçalo, e ficou com 56,55% dos votos - proporção maior que a conquistada em Natal e Parnamirim.

Eraldo Paiva também apoiou Fernando Mineiro - o segundo deputado federal mais votado no município. Mineiro recebeu 9.897 eleitores, apenas 312 votos a menos que Jaime Calado (10.209) - que já foi prefeito da cidade por três mandatos. Para a Assembleia Legislativa, Eraldo apoiou Divaneide Basílio que conseguiu a melhor votação no município, com 9.417 votos.

Dos candidatos apoiados pelo prefeito de São Gonçalo, apenas Carlos Eduardo (PDT) não conseguiu se eleger. O ex-prefeito de Natal foi o segundo mais votado na cidade, perdendo apenas para Rogério Marinho, eleito senador. A diferença entre os dois foi de pouco mais de 200 votos. Enquanto Marinho teve 17.320 votos, Carlos Eduardo foi escolhido por 17.097 eleitores.

São Gonçalo é o 4º município mais populoso do Rio Grande do Norte, com população estimada de 104.919 habitantes, atrás apenas de Natal, Parnamirim e Mossoró.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.