No primeiro teste político como prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT) mostrou força, poder de articulação política e sai das urnas credenciado para disputar com boas chances de vitória a reeleição no município em 2024. Ele assumiu o mandato em maio de 2022 após a morte do ex-prefeito Paulo Emídio de Medeiros.
São Gonçalo é o 4º município mais populoso do Rio Grande do Norte, com população estimada de 104.919 habitantes, atrás apenas de Natal, Parnamirim e Mossoró.
Dos três principais municípios da Região Metropolitana, o ex-presidente Lula conquistou em São Gonçalo a melhor votação proporcional, alcançando 57,66%, ante 36,41% de Jair Bolsonaro. A título de comparação, em Natal o petista obteve 50,1% dos votos e Parnamirim foi a única cidade do Estado em que o atual presidente venceu Lula no 1º turno: 48,69% a 43,74%.
Fátima Bezerra também saiu de São Gonçalo com a melhor votação proporcional num comparativo entre as três maiores cidades da Grande Natal. A petista conquistou 56,55% dos votos, percentual próximo da média estadual, superando de longe seus principais adversários. Não foi por acaso que a largada da campanha de Fátima no Estado começou com uma caminhada pelas ruas de São Gonçalo.
A votação dos candidatos ao legislativo federal e estadual apoiados por Eraldo Paiva também superou as expectativas do próprio grupo do qual faz parte no PT. Fernando Mineiro foi o segundo deputado federal mais votado no município, com números próximos ao do ex-prefeito Jaime Calado (PROS), que governou a cidade por três mandatos e até há pouco tempo controlava a máquina administrativa local. Mineiro recebeu o apoio de 9.897 eleitores enquanto Calado foi votado por 10.209, uma diferença de 312 votos.
Para a Assembleia Legislativa, Divaneide Basílio saiu das urnas como a grande vitoriosa no município, à frente da ex-primeira dama Terezinha Maia (PL), segunda colocada, com mais de 1.100 votos de diferença. A candidata do PT obteve 9.417 votos enquanto Terezinha conquistou 8.279 eleitores.
Dos candidatos apoiadores pelo prefeito de São Gonçalo, apenas Carlos Eduardo (PDT) não conseguiu se eleger. O ex-prefeito de Natal foi o segundo mais votado na cidade, perdendo apenas para Rogério Marinho, eleito senador. A diferença entre os dois foi de pouco mais de 200 votos. Enquanto Marinho teve 17.320 votos, Carlos Eduardo foi escolhido por 17.097 eleitores.

Campanha pela eleição de Lula no 2º turno
Eraldo Paiva terá um papel estratégico no 2º turno. Ele é o único prefeito das quatro maiores cidades do Estado a declarar apoio ao ex-presidente Lula. Em Natal, Parnamirim e Mossoró, Álvaro Dias (PSDB), Rosano Taveira (Republicanos) e Allyson Bezerra (SD) estão ao lado de Jair Bolsonaro.
Na quarta-feira (5), o prefeito de são Gonçalo fez um ato político na sede do clube Auto esporte, dando a largada na campanha pela eleição de Lula. Mineiro e Divaneide participaram. Eraldo lembrou da importância do diálogo com indecisos e quem pode mudar de lado:
– Cada um aqui sabe o que deve ser feito pra gente eleger o presidente Lula. Vamos conversar com quem não votou, vamos garantir quem votou para votar novamente. Não vamos deixar as pessoas sem votarem. Vamos conversar com elas, dizer da importância que é ir para as urnas eleger o presidente Lula, eleger esse homem que respeita a diversidade da sociedade brasileira. Esse homem que tanto faz (você) ser católico, evangélico e da umbanda… ele, como presidente, trata do mesmo jeito porque essa é a função de um gestor”.