Eraldo Paiva mostra poder político, fortalece PT e se credencia para reeleição em São Gonçalo do Amarante em 2024
Natal, RN 29 de mar 2024

Eraldo Paiva mostra poder político, fortalece PT e se credencia para reeleição em São Gonçalo do Amarante em 2024

6 de outubro de 2022
4min
Eraldo Paiva mostra poder político, fortalece PT e se credencia para reeleição em São Gonçalo do Amarante em 2024

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No primeiro teste político como prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT) mostrou força, poder de articulação política e sai das urnas credenciado para disputar com boas chances de vitória a reeleição no município em 2024. Ele assumiu o mandato em maio de 2022 após a morte do ex-prefeito Paulo Emídio de Medeiros.

São Gonçalo é o 4º município mais populoso do Rio Grande do Norte, com população estimada de 104.919 habitantes, atrás apenas de Natal, Parnamirim e Mossoró.

Dos três principais municípios da Região Metropolitana, o ex-presidente Lula conquistou em São Gonçalo a melhor votação proporcional, alcançando 57,66%, ante 36,41% de Jair Bolsonaro. A título de comparação, em Natal o petista obteve 50,1% dos votos e Parnamirim foi a única cidade do Estado em que o atual presidente venceu Lula no 1º turno: 48,69% a 43,74%.

Fátima Bezerra também saiu de São Gonçalo com a melhor votação proporcional num comparativo entre as três maiores cidades da Grande Natal. A petista conquistou 56,55% dos votos, percentual próximo da média estadual, superando de longe seus principais adversários. Não foi por acaso que a largada da campanha de Fátima no Estado começou com uma caminhada pelas ruas de São Gonçalo.

A votação dos candidatos ao legislativo federal e estadual apoiados por Eraldo Paiva também superou as expectativas do próprio grupo do qual faz parte no PT. Fernando Mineiro foi o segundo deputado federal mais votado no município, com números próximos ao do ex-prefeito Jaime Calado (PROS), que governou a cidade por três mandatos e até há pouco tempo controlava a máquina administrativa local. Mineiro recebeu o apoio de 9.897 eleitores enquanto Calado foi votado por 10.209, uma diferença de 312 votos.

Para a Assembleia Legislativa, Divaneide Basílio saiu das urnas como a grande vitoriosa no município, à frente da ex-primeira dama Terezinha Maia (PL), segunda colocada, com mais de 1.100 votos de diferença. A candidata do PT obteve 9.417 votos enquanto Terezinha conquistou 8.279 eleitores.

Dos candidatos apoiadores pelo prefeito de São Gonçalo, apenas Carlos Eduardo (PDT) não conseguiu se eleger. O ex-prefeito de Natal foi o segundo mais votado na cidade, perdendo apenas para Rogério Marinho, eleito senador. A diferença entre os dois foi de pouco mais de 200 votos. Enquanto Marinho teve 17.320 votos, Carlos Eduardo foi escolhido por 17.097 eleitores.

Mineiro, Fátima e Divaneide tiveram votações expressivas em São Gonçalo do Amarante / foto: Elisa Elsie

Campanha pela eleição de Lula no 2º turno

Eraldo Paiva terá um papel estratégico no 2º turno. Ele é o único prefeito das quatro maiores cidades do Estado a declarar apoio ao ex-presidente Lula. Em Natal, Parnamirim e Mossoró, Álvaro Dias (PSDB), Rosano Taveira (Republicanos) e Allyson Bezerra (SD) estão ao lado de Jair Bolsonaro.

Na quarta-feira (5), o prefeito de são Gonçalo fez um ato político na sede do clube Auto esporte, dando a largada na campanha pela eleição de Lula. Mineiro e Divaneide participaram. Eraldo lembrou da importância do diálogo com indecisos e quem pode mudar de lado:

- Cada um aqui sabe o que deve ser feito pra gente eleger o presidente Lula. Vamos conversar com quem não votou, vamos garantir quem votou para votar novamente. Não vamos deixar as pessoas sem votarem. Vamos conversar com elas, dizer da importância que é ir para as urnas eleger o presidente Lula, eleger esse homem que respeita a diversidade da sociedade brasileira. Esse homem que tanto faz (você) ser católico, evangélico e da umbanda... ele, como presidente, trata do mesmo jeito porque essa é a função de um gestor”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.