DEMOCRACIA

Fátima Bezerra: “A eleição não terminou, temos 30 dias que serão decisivos para o RN, para o Nordeste e para o Brasil”

“A eleição não terminou. Nós temos 30 dias pela frente que serão decisivos para o Rio Grande do Norte, para o Nordeste e para o Brasil”. A afirmativa foi dada pela governadora Fátima Bezerra (PT) logo depois da totalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Primeira mulher reeleita governadora em primeiro turno no Estado, com a maior votação para o cargo na história do RN, Fátima Bezerra superou a marca de 1.022.910 votos que era dela, em 2018.

Em coletiva concedida à imprensa na noite deste domingo, 02, a governadora agradeceu a confiança dos potiguares, que referendaram seu primeiro ano de gestão no executivo estadual.

“Gratidão ao povo do Rio Grande do Norte por essa belíssima votação, por essa belíssima vitória, esse gesto de confiança renovada que o Rio Grande do Norte nos dá, nos reelegendo, inclusive já no primeiro turno”, afirmou Fátima Bezerra.

Para a governadora, “a maioria do povo do Rio Grande do Norte reconheceu que esse é um governo sincero, honesto, competente, e eu não tenho nenhuma dúvida que nos próximos quatro anos nós vamos avançar muito mais”.

Além da votação histórica neta eleição, com 1.066.314 votos – 58,31% dos votos válidos, Fátima tem outros recordes na política. Foi a deputada federal mais votada da história, depois a senadora mais votada em eleição de uma única vaga, e em 2018 já tinha sido a governadora mais votada, com mais de um milhão de votos no RN.

Mais uma vez o Rio Grande do Norte revela o protagonismo das mulheres”, afirmou Fátima, destacando a participação feminina na política, “desde Nísia Floresta, Celina Guimarães, que foi a primeira mulher a exercer o direito ao voto, de Alzira Soriano, primeira prefeita eleita da América Latina”.

Primeiro pronunciamento de Fátima Bezerra após vitória no 1º turno. Foto: Divulgação

Ao agradecer às forças políticas que caminharam com ela, além do PT, à Federação Brasil da Esperança, aos Pros, Avante, Republicanos e MDB, Fátima Bezerra afirmou que irá honrar cada voto recebido, e avaliou que “esse gesto de confiança do povo potiguar coroa o trabalho incansável que empreendemos ao receber o Estado falido, coroa todo o nosso esforço em meio à uma pandemia de efeitos devastadores”.

Ao final, a governadora conclamou “a militância, os aliados e o povo para, com mais paixão, mais garra, mais animação, mais esperança e confiança, a gente trazer de volta Luiz Inácio Lula da Silva para governar esse país”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o primeiro turno das eleições quebrando uma tradição: desde que a emenda da reeleição foi aprovada, em fevereiro de 1997, nunca um presidente havia perdido no primeiro turno, como aconteceu agora com Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente teve 48,4% dos votos e o atual, 43,2%. Desde 1998, os resultados mostram vitória do mandatário – inclusive sem necessidade de segunda rodada.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article